AÇÃO DE DIFERENTES CORRETIVOS E DO GESSO SOBRE AS CARACTERÍSTICAS QUÍMICAS DE UM LATOSSOLO VERMELHO ESCURO NA SUCESSÃO ARROZ E SOJA

Autores

  • Wilson Mozena Leandro UFG
  • Paulo Affonso Bellingieri FCAV/UNESP
  • João Alexandre Galon FCAV/UNESP

Palavras-chave:

Solo, acidez do solo, calcário, pH

Resumo

Com o objetivo de verificar a ação de diferentes corretivos sobre as características químicas de um latossolo vermelho-escuro, textura média, conduziu-se por 2 anos um experimento de campo na FCAVJ-UNESP, Jaboticabal - SP. Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado, com 7 tratamentos: calcários (calcítico, dolomítico, dolomítico calcinado, magnesiano), gesso, hidróxido de cálcio e uma testemunha. No primeiro ano a área experimental foi cultivada com arroz (Oryza sativa L.) c.v. IAC-25 e no segundo com soja (Glycine max L. Merrill) c.v. IAC-8. O calcário dolomítico calcinado proporcionou as maiores alterações químicas no solo, com aumentos nos valores de pH, K+, Ca+2 e Mg+2 e redução nos de H+ + Al+3, durante o primeiro ensaio. No 2° ano ocorreram perdas de Mg+2 trocável por lixiviação, proporcionado pelo uso do gesso e do calcário calcítico e não houve efeito dos tratamentos sobre as demais variáveis no solo. Com exceção do gesso, todos os tratamentos aumentaram a produção de arroz em relação à testemunha. O calcário dolomítico calcinado proporcionou as maiores produções de soja.

PALAVRAS-CHAVE: Solo; acidez do solo; calcário; pH.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17-12-2007

Como Citar

LEANDRO, W. M.; BELLINGIERI, P. A.; GALON, J. A. AÇÃO DE DIFERENTES CORRETIVOS E DO GESSO SOBRE AS CARACTERÍSTICAS QUÍMICAS DE UM LATOSSOLO VERMELHO ESCURO NA SUCESSÃO ARROZ E SOJA. Pesquisa Agropecuária Tropical, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 37–49, 2007. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/pat/article/view/2925. Acesso em: 11 maio. 2021.

Edição

Seção

Artigo Científico