VALIDAÇÃO DO MODELO PSICROMÉTRICO COMBINADO USADO NO PROCESSAMENTO DAS TEMPERATURAS OBTIDAS PELO PSICRÔMETRO COM VENTILAÇÃO NATURAL

  • Vicente A. Gonçalves UFG
  • Engler J. Vidigal Lobato UFG
  • Heloína T. Faleiro Ramos UFG
  • Sandra M. da Silva UFG
  • Nilton Marciano Júnior UFG
Palavras-chave: Psicrometria, processamento de dados, aeração

Resumo

As tabelas psicrométricas, normalmente empregadas nas estações e nos postos meteorológicos de superfície, para a determinação da umidade relativa são inadequadas ao trabalho com grande volume de registros da temperatura do ar. O obstáculo foi superado com o emprego de um modelo matemático, que combina algumas equações psicrométricas, viabilizando-se a montagem de um arquivo de acesso aleatório, contendo os registros diários de temperatura lidos no psicrômetro e nos termômetros de máxima e de mínima. O modelo combinado, acessível ao computador através de um programa executável em linguagem Pascal, fornece valores da umidade relativa em função das temperaturas de bulbo seco e de bulbo úmido, corrigidos pela média mensal da pressão barométrica local, estreitamente correlacionados com aqueles obtidos nas tabelas psicrométricas do Instituto Nacional de Meteorologia. Outrossim, além da umidade relativa do ar ambiente, o programa permite a saída dos seguintes parâmetros: temperatura do ponto de orvalho, umidade absoluta e volume específico.

PALAVRAS-CHAVE: Psicrometria; processamento de dados; aeração.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
17-12-2007
Como Citar
GONÇALVES, V. A.; LOBATO, E. J. V.; RAMOS, H. T. F.; SILVA, S. M. DA; MARCIANO JÚNIOR, N. VALIDAÇÃO DO MODELO PSICROMÉTRICO COMBINADO USADO NO PROCESSAMENTO DAS TEMPERATURAS OBTIDAS PELO PSICRÔMETRO COM VENTILAÇÃO NATURAL. Pesquisa Agropecuária Tropical, v. 26, n. 1, p. 11-19, 17 dez. 2007.
Seção
Artigo Científico