EFEITO DE PRODUTOS FITOSSANITÁRIOS NO TRATAMENTO DE SEMENTES DE MILHO (Zea mays L.), VISANDO AO CONTROLE DE Fusarium moniliforme (SHELD)

Autores

  • Wilson Ferreira de Oliveira EA-UFG
  • Bracya Afonso Miranda
  • Fernanda Vicente Caetano
  • Leonardo Arruda Machado
  • Vanessa Ramalho

Palavras-chave:

Fusarium, sementes, milho, Zea mays

Resumo

O trabalho foi desenvolvido na Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia GO) e objetivou avaliar o efeito de produtos fitossanitários individualmente ou em misturas, aplicados em sementes de milho (Zea mays L.), para o controle de Fusarium moniliforme. Para 100kg de sementes foram utilizados os fungicidas tolyfluanid (50 e 75g.i.a), tolyfluanid + metiltiofanato (50 + 40 e 50 + 50g.i.a), captan 750 (120g.i.a). Avaliaram-se a incidência de Fusarium moniliforme nas sementes, a emergência de plântulas e o peso da parte aérea verde. Todos os tratamentos foram eficientes na redução da incidência do fungo nas sementes. Quanto à emergência de plântulas e ao peso da parte aérea verde, as misturas tolyfluanid + metiltiofanato não diferiram entre si estatisticamente e foram superiores à testemunha não tratada. Entre os demais tratamentos e a testemunha, estes padrões não apresentaram diferença estatística.

PALAVRAS-CHAVE: Fusarium; sementes; milho; Zea mays.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilson Ferreira de Oliveira, EA-UFG


 

Bracya Afonso Miranda


Fernanda Vicente Caetano


Leonardo Arruda Machado


Downloads

Publicado

13-12-2007

Como Citar

OLIVEIRA, W. F. de; MIRANDA, B. A.; CAETANO, F. V.; MACHADO, L. A.; RAMALHO, V. EFEITO DE PRODUTOS FITOSSANITÁRIOS NO TRATAMENTO DE SEMENTES DE MILHO (Zea mays L.), VISANDO AO CONTROLE DE Fusarium moniliforme (SHELD). Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 29, n. 1, p. 65–69, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/2884. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico