ESTIMATIVA DAS EQUAÇÕES DE CHUVAS INTENSAS PARA ALGUMAS LOCALIDADES NO ESTADO DE GOIÁS PELO MÉTODO DA DESAGREGAÇÃO DE CHUVAS

Autores

  • Luiz Fernando Coutinho de Oliveira EA-UFG
  • Fernando Cardoso Cortês
  • Fábio de Oliveira Almeida Barbosa
  • Patrícia de Araújo Romão
  • Daniel Fonseca de Carvalho

Palavras-chave:

Chuva intensa drenagem, intensidade-duração-freqüência

Resumo

Procedeu-se à estimativa das equações de chuvas intensas para algumas localidades do Estado de Goiás com o emprego da metodologia da desagregação da chuva de 24 horas, o que permitiu a comparação dos resultados das intensidades de precipitação máximas obtidas pelas equações com as obtidas pelas equações ajustadas com base em dados de pluviogramas. A metodologia empregada neste estudo permitiu gerar a relação intensidadeduração-freqüência com base em dados pluviométricos e se mostrou adequada com valores de ERM menores que 14,4%, o que permite sua utilização em localidades em que não há disponibilidade de registros pluviográficos.

PALAVRAS-CHAVE: Chuva intensa drenagem; intensidade-duração-freqüência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13-12-2007

Como Citar

OLIVEIRA, L. F. C. de; CORTÊS, F. C.; BARBOSA, F. de O. A.; ROMÃO, P. de A.; CARVALHO, D. F. de. ESTIMATIVA DAS EQUAÇÕES DE CHUVAS INTENSAS PARA ALGUMAS LOCALIDADES NO ESTADO DE GOIÁS PELO MÉTODO DA DESAGREGAÇÃO DE CHUVAS. Pesquisa Agropecuária Tropical, [S. l.], v. 30, n. 1, p. 23–27, 2007. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/pat/article/view/2820. Acesso em: 24 set. 2021.

Edição

Seção

Artigo Científico