Uso de resíduos de gesso como corretivo em solo salino-sódico

  • Paulo Medeiros dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Departamento de Ciências Agrárias, São Luís, MA, Brasil.
  • Mario Monteiro Rolim Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Departamento de Engenharia Agrícola, Recife, PE, Brasil.
  • Anamaria Sousa Duarte Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Departamento de Engenharia Agrícola, Recife, PE, Brasil.
  • Maria de Fátima Cavalcanti Barros Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Departamento de Agronomia, Recife, PE, Brasil.
  • Ênio Farias de França e Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Departamento de Engenharia Agrícola, Recife, PE, Brasil.
Palavras-chave: Reciclagem, sodicidade, relação de adsorção de sódio.

Resumo

Um dos grandes problemas enfrentados pelo setor da construção civil é a destinação final de resíduos, principalmente os resíduos de gesso, que têm sua aptidão para reciclagem restringida. No entanto, tais resíduos possuem altos teores de cálcio, em sua composição, podendo ser uma alternativa ao uso de gesso de jazida, na recuperação de solos salino-sódicos. Esta pesquisa objetivou avaliar a eficiência do uso de resíduos de gesso provenientes da construção civil, em relação ao gesso de jazida, na correção de solo salino-sódico. Foi utilizado delineamento em blocos casualizados, com arranjo fatorial constituído por dois tipos de corretivo (resíduos de gesso e gesso de jazida) e cinco lâminas de lixiviação (0,5; 1,0; 1,5; 2,0; e 2,5 vezes o volume de poros do solo), com três repetições. Foram avaliadas as variáveis condutividade elétrica, cátions solúveis e relação de adsorção de sódio, no extrato de saturação do solo. A aplicação de resíduo de gesso revelou ser eficaz na lixiviação de sais e sódio solúvel de solo salino-sódico, podendo ser recomendada, como fonte de cálcio, para a recuperação da sodicidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
08-04-2014
Como Citar
SANTOS, P. M. DOS; ROLIM, M. M.; DUARTE, A. S.; BARROS, M. DE F. C.; SILVA, ÊNIO F. DE F. E. Uso de resíduos de gesso como corretivo em solo salino-sódico. Pesquisa Agropecuária Tropical, v. 1, n. 1, p. 95-103, 8 abr. 2014.
Seção
Ciência do Solo