AVALIAÇÃO DA MELHOR IDADE PARA FENAÇÃO DO CAPIM ANDROPOGON (Andropogon gayanus var. bisquamulatus CV. PLANALTINA): CONSUMO VOLUNTÁRIO, DIGESTIBILIDADE APARENTE, ÍNDICE DE VALOR NUTRITIVO E BALANÇO DE NITROGÊNIO

Autores

  • Beneval Rosa UFG

Resumo

O presente trabalho foi realizado no Galpão para Ensaios Metabólicos do Departamento de Zootecnia da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Goiás, no município de Goiânia, no período de maio a junho de 1986, para determinar o consumo voluntário, a digestibilidade aparente, o índice de valor nutritivo e o balanço de nitrogênio do feno do capim andropogon (Andropogon gayanus var. bisquamulatus cv. Planaltina) com 40, 54 e 68 dias de rebrota. Foram utilizados 15 carneiros, SRD, machos, castrados e o método seguido foi o de coleta total de fezes com duração de 23 dias. Adotou-se um delineamento estatístico em blocos completos casualizados, com 5 repetições. As informações contidas nas condições deste trabalho permitiram concluir que é viável a produção de feno do capim andropogon cortado com 40, 54 e 68 dias de rebrota, com bom valor nutritivo e que a ocorrência de chuvas durante a fase final de desidratação do corte com 54 dias reduziu a sua qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

05-12-2007

Como Citar

ROSA, B. AVALIAÇÃO DA MELHOR IDADE PARA FENAÇÃO DO CAPIM ANDROPOGON (Andropogon gayanus var. bisquamulatus CV. PLANALTINA): CONSUMO VOLUNTÁRIO, DIGESTIBILIDADE APARENTE, ÍNDICE DE VALOR NUTRITIVO E BALANÇO DE NITROGÊNIO. Pesquisa Agropecuária Tropical, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 105–117, 2007. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/pat/article/view/2632. Acesso em: 3 dez. 2021.

Edição

Seção

Artigo Científico