Embriogênese somática em Agave sisalana Perrine: indução, caracterização anatômica e regeneração

  • Fernando dos Santos Carneiro Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Departamento de Ciências Biológicas, Feira de Santana, BA, Brasil.
  • Sandra Regina de Oliveira Domingos Queiroz Centro de Pesquisas do Cacau, Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, Ilhéus, BA, Brasil.
  • Adriana Rodrigues Passos Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Departamento de Ciências Biológicas, Feira de Santana, BA, Brasil.
  • Marilza Neves do Nascimento Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Departamento de Ciências Biológicas, Feira de Santana, BA, Brasil.
  • Keylla Souza dos Santos Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Departamento de Ciências Biológicas, Feira de Santana, BA, Brasil.
Palavras-chave: Sisal, micropropagação, fibra.

Resumo

O sisal (Agave sisalana Perrine) é utilizado para a extração das fibras contidas em suas folhas, sendo a principal fibra dura produzida no mundo. Entretanto, tem sido observado um declínio dessa cultura, devido a uma doença causada pelo fungo de solo Aspergilus niger. A biotecnologia, em especial as técnicas de cultura de tecidos, representa uma alternativa viável para a propagação dessa espécie. Dentre essas técnicas, está a embriogênese somática e, nesse sentido, este estudo objetivou caracterizar a morfogênese in vitro, durante a embriogênese somática, em A. sisalana Perrine. Em todos os experimentos, utilizaram-se bulbilhos como explantes e meio de cultura MS½ acrescido de sacarose (30,0 g L-1), solidificado com ágar (7,0 g L -1) suplementado com diferentes concentrações de auxinas e citocininas. Os explantes formaram calos com aspectos compactos e semicompactos, evidenciando células embriogênicas que se converteram em embriões somáticos, com o uso de 2,4-D e BAP. Por meio das análises anatômicas, pôde-se observar embriões em estádios globular e torpedo e a não conexão com o calo mãe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando dos Santos Carneiro, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Departamento de Ciências Biológicas, Feira de Santana, BA, Brasil.
Ciências Biológicas e Cultura de Tecidos de Plantas
Sandra Regina de Oliveira Domingos Queiroz, Centro de Pesquisas do Cacau, Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, Ilhéus, BA, Brasil.
Ciências Biológicas e Melhoramento de Plantas
Adriana Rodrigues Passos, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Departamento de Ciências Biológicas, Feira de Santana, BA, Brasil.
Ciências Biológicas e Melhoramento de Plantas
Marilza Neves do Nascimento, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Departamento de Ciências Biológicas, Feira de Santana, BA, Brasil.
Ciências Biológicas e Fisiologia Vegetal
Keylla Souza dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Departamento de Ciências Biológicas, Feira de Santana, BA, Brasil.
Ciências Biológicas e Melhoramento de Plantas
Publicado
17-09-2014
Como Citar
CARNEIRO, F.; QUEIROZ, S. R.; PASSOS, A.; NASCIMENTO, M.; SANTOS, K. Embriogênese somática em Agave sisalana Perrine: indução, caracterização anatômica e regeneração. Pesquisa Agropecuária Tropical (Agricultural Research in the Tropics), v. 44, n. 3, p. DOI: 10.1590/S1983-40632014000300005, 17 set. 2014.
Seção
Genética e Melhoramento de Plantas