FLUTUAÇÃO POPULACIONAL DE Acanthoderes jaspidea (Germar 1824) (Coleoptera-Cerambycidae) EM POMAR DE ABACATEIRO (Persea americana Mill)

  • Antônio Henrique Garcia UFG
  • Valácia Lemes da Silva CNPq
  • Eliamar Aparecida Pereira CNPq

Resumo

No presente trabalho objetivou-se determinar a flutuação populacional de Acanthoderes jaspidea (Germar, 1824) em pomar de abacateiro Persea americana Mill, variedade Wagner, raça guatemalense, grupo floral A, com aproximadamente 15 anos, numa área de 2 hectares no município de Piracicaba, Estado de São Paulo. O levantamento foi realizado semanalmente através de armadilhas confeccionadas com garrafas plásticas iscadas com melaço de cana a 20% diluído em água, num total de 10 armadilhas por hectare, no período de junho de 1983 a maio de 1985. Foi observada a possível influência dos fatores meteorológicos sobre a população da espécie. De outubro a janeiro foram observados os maiores picos populacionais com cerca de 84,9% dos espécimes coletados no período. Dezembro apresentou o maior pico populacional, com 51% dos adultos coletados. A armadilha e a isca mostraram-se bastante eficientes, reduzindo em 31% o número de adultos de um ano para o outro. Não foi observada a influência de nenhum dos fatores meteorológicos estudados sobre a flutuação de espécie.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
04-12-2007
Como Citar
GARCIA, A. H.; SILVA, V. L. DA; PEREIRA, E. A. FLUTUAÇÃO POPULACIONAL DE Acanthoderes jaspidea (Germar 1824) (Coleoptera-Cerambycidae) EM POMAR DE ABACATEIRO (Persea americana Mill). Pesquisa Agropecuária Tropical, v. 21, n. 1, p. 9-16, 4 dez. 2007.
Seção
Artigo Científico