EFEITO DA FONTE DE CÁLCIO (calcário vs Lithothamnium calcareum) NA DIGESTIBILIDADE APARENTE DE CAPIM Brachiaria decumbens Staph cv. Basiliski

Geisa Fleury Orsine, Celso de Paula Costa, Benir de Oliveira, Deborah Gonçalves Rodrigues, Clizeide R. Oliveira

Resumo


Um experimento foi conduzido para determinar o efeito da adição de alga marinha Lithothamnium calcareum na digestibilidade aparente de uma forragem de baixa qualidade. Doze carneiros adultos foram distribuídos em gaiolas metabólicas, inteiramente casualizadas com três repetições. Os tratamentos utilizados foram: I - Feno de capim Brachiaria decumbens, confeccionado após a colheita das sementes; II - Feno mais 1000 ppm de cálcio proveniente do carbonato de cálcio (p.a.); III - Feno mais 1000 ppm de cálcio proveniente do suplemento mineral de alga (L.C. - 400); IV - Feno mais 2000 ppm de cálcio proveniente do suplemento mineral de alga (L.C. - 400). O suplemento mineral aumentou a digestibilidade da proteína bruta em 7,5% na dosagem de 1000 ppm e em l2% na dosagem de 2000 ppm, quando comparados ao tratamento controle, mas tais mudanças não foram significativas (P < 0,05). Não alterou a digestibilidade da matéria seca e fibra bruta.


Texto completo:

PDF




Licença Creative Commons

Pesquisa Agropecuária Tropical está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Unported.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.revistas.ufg.br/index.php/pat/about/submissions#onlineSubmissions.

Esta publicação é financiada pelo Programa de Apoio às Publicações Periódicas da UFG (PROAPUPEC)

Visitantes: contador de visitas
Logotipo do IBICT