Eficiência do hidrogel e respostas fisiológicas de mudas de cultivares apirênicas de citros sob défice hídrico

Autores

  • Ester Alice Ferreira Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Unidade Regional Sul de Minas, Lavras, MG, Brasil.
  • Vania Aparecida Silva Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Unidade Regional Sul de Minas, Lavras, MG, Brasil.
  • Elisângela Aparecida Silva Universidade Federal de Lavras (UFLa), Departamento de Agricultura, Lavras, MG, Brasil.
  • Hebert de Rezende Oliveira Silveira Universidade Federal de Lavras (UFLa), Departamento de Fisiologia Vegetal, Lavras, MG, Brasil.

Palavras-chave:

Citrus sp., Poncirus trifoliata (L.) Raf., condicionador de solo, trocas gasosas.

Resumo

A água é um dos fatores limitantes ao desenvolvimento de plantas cítricas, o que faz da reposição hídrica uma prática comum, em plantios onde a sua distribuição é escassa. O gel hidroretentor tem sido uma das tecnologias disponíveis de fornecimento de água para plantas, podendo ser uma alternativa no plantio de mudas cítricas, contribuindo para o uso racional da água. Neste trabalho, foi avaliada a eficiência do hidrogel como alternativa para minimizar os efeitos do défice hídrico, em mudas de cultivares apirênicas de tangerineiras (‘Ortanique’, ‘Okitsu’ e ‘Clemenules’) e de laranjeiras (‘Navelina’, ‘Navelate’ e ‘Lanelate’), todas enxertadas sobre Poncirus trifoliata. O experimento foi conduzido em casa-de-vegetação, em delineamento de blocos casualizados, no qual plantas com hidrogel foram comparadas a plantas sob irrigação convencional e a plantas submetidas a estresse hídrico, em fatorial triplo. Foram determinadas as taxas de assimilação líquida de carbono, condutância estomática, transpiração e razão entre concentrações interna e externa de CO2. Verificou-se que o efeito do hidrogel na manutenção do status hídrico de mudas cítricas é variável e dependente de mecanismos fisiológicos de resposta ao défice hídrico. As mudas de ‘Ortanique’ e ‘Navelate’ não responderam à aplicação de hidrogel. Este promoveu recuperação e manutenção do status hídrico das mudas de ‘Okitsu’, ‘Clemenules’, ‘Navelina’ e ‘Lanelate’, porém, estas cultivares foram sensíveis a variações no status hídrico, apresentando redução considerável nas trocas gasosas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

27-06-2014

Como Citar

FERREIRA, E. A.; SILVA, V. A.; SILVA, E. A.; SILVEIRA, H. de R. O. Eficiência do hidrogel e respostas fisiológicas de mudas de cultivares apirênicas de citros sob défice hídrico. Pesquisa Agropecuária Tropical, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 158–165, 2014. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/pat/article/view/25422. Acesso em: 12 abr. 2021.

Edição

Seção

Produção Vegetal