EFEITO DE PRODUTOS FITOSSANITÁRIOS NO TRATAMENTO DE SEMENTES DE ARROZ (Oryza sativa L.) VISANDO AO CONTROLE DE Pyricularia grisea

  • Wilson Ferreira de Oliveira
  • Débora Melo Pimentel
  • Rejane Silva Albernaz
  • Leonardo Arruda Machado
  • Ricardo Gardon Batista
  • Vanessa Ramalho
Palavras-chave: Controle de semente, arroz, fungicidas

Resumo

Em experimento realizado no campo de pesquisa da Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás, safra 1998/1999, testou-se a eficiência dos princípios ativos para 100kg de sementes de arroz, dos fungicidas carpopramid (90, 120, 150 e 180g.i.a.) e pyroquilon (400g.i.a.). Avaliaram-se o número de sementes germinadas, o número de perfilhos e o nível de infecção nas folhas. Os resultados demonstraram que ambos os produtos foram significativamente superiores à testemunha quanto aos três padrões de avaliação utilizados. Entre os tratamentos com produtos químicos, não houve diferença estatística significativa.

PALAVRAS-CHAVE: Controle de semente; arroz; fungicidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilson Ferreira de Oliveira
Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás. C. P. 131, CEP 74001-970 – Goiânia, GO.
Publicado
28-11-2007
Como Citar
OLIVEIRA, W. F. DE; PIMENTEL, D. M.; ALBERNAZ, R. S.; MACHADO, L. A.; BATISTA, R. G.; RAMALHO, V. EFEITO DE PRODUTOS FITOSSANITÁRIOS NO TRATAMENTO DE SEMENTES DE ARROZ (Oryza sativa L.) VISANDO AO CONTROLE DE Pyricularia grisea. Pesquisa Agropecuária Tropical, v. 31, n. 1, p. 47-54, 28 nov. 2007.
Seção
Artigo Científico