OCORRÊNCIA DE PLANTAS DANINHAS NA CULTURA DO MILHO (Zea mays L.) EM SUCESSÃO A CULTURAS DE SAFRINHA NO SISTEMA PLANTIO DIRETO

  • Antônio Pasqualetto
  • Liovando Marciano da Costa
  • Antônio Alberto da Silva
  • Carlos Sigueyuki Sediyama
Palavras-chave: Sucessões de culturas, milho, plantas daninhas

Resumo

Objetivou-se avaliar a ocorrência de espécies daninhas na cultura do milho após diversas culturas de safrinha, no sistema plantio direto. As culturas de safrinha foram milho, soja, milheto, girassol, sorgo, aveia e guandu. As plantas daninhas foram avaliadas aos 30 dias após a semeadura, por meio de amostragens ao acaso na parcela, utilizando um quadro de 0,45 m2 (1,5 m x 0,3 m), colocado perpendicularmente às linhas de semeadura e recolhendo-se todo o material verde de plantas daninhas existentes na amostra, classificando-o por espécie vegetal, agrupando as principais monocotiledôneas, principais dicotiledôneas e outras plantas daninhas. Os resultados demonstraram maior ocorrência das espécies Digitaria horizontalis e Commelina benghalensis na cultura do milho, independentemente da sucessão estabelecida. C. benghalensis predominou na sucessão milho-milho, e D. horizontalis na sucessão soja-milho. A menor infestação de plantas daninhas foi observada na área em que a cultura do girassol antecede a cultura do milho. Utilizando-se o milheto como cultura de safrinha, há maior ocorrência de espécies dicotiledôneas na cultura do milho, especialmente a Euphorbia heterophylla.

PALAVRAS-CHAVE: Sucessões de culturas; milho; plantas daninhas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Pasqualetto
Universidade Católica de Goiás. CEP.- 74.665-510. Goiânia, GO.
Publicado
26-11-2007
Como Citar
PASQUALETTO, A.; COSTA, L.; SILVA, A.; SEDIYAMA, C. OCORRÊNCIA DE PLANTAS DANINHAS NA CULTURA DO MILHO (Zea mays L.) EM SUCESSÃO A CULTURAS DE SAFRINHA NO SISTEMA PLANTIO DIRETO. Pesquisa Agropecuária Tropical (Agricultural Research in the Tropics), v. 31, n. 2, p. 133-138, 26 nov. 2007.
Seção
Artigo Científico