CONCENTRAÇÕES RESIDUAIS DE COBRE, FERRO, MANGANÊS E ZINCO EM LATOSSOLO ROXO EUTRÓFICO SOB DIFERENTES TIPOS DE MANEJO

Itamar Pereira de Oliveira, João Kluthcouski, Renato Sérgio Mota dos Santos, Antônio Luíz Fancelli Fancelli, Durval Dourado Neto, Cideon Donizete de Faria

Resumo


A exportação dos micronutrientes do solo pelos grãos e a queima dos restos culturais constituem os principais meios de esgotamento do solo. A correção da fertilidade e o manejo adequado do solo têm sido os meios usados para manter a produção de grãos. Desenvolveram-se culturas de soja, milho, arroz e feijão em um latossolo roxo eutrófico, submetidas a quatro sistemas de manejo: 1) plantio direto; 2) escarificação profunda; 3) grade aradora; e 4) aração profunda, e a três níveis de adubação: 1) fertilidade natural; 2) recomendação oficial para o Estado de Goiás; e 3) quantidade para cobrir a exportação de nutrientes pelos grãos. Os maiores valores do pH observados na camada superficial das áreas submetidas a aração profunda foram atribuídos à distribuição de bases, devido ao revolvimento do solo pelo arado de aiveca. Concentrações mais uniformes de manganês, ferro e zinco foram observadas onde se realizou a aração profunda. A camada entre 40-60 cm apresentou concentrações semelhantes em todos os tipos de manejo. As maiores concentrações de cobre na camada superficial e na camada mais profunda podem ser atribuídas à maior concentração de matéria orgânica e à origem do solo. Nenhuma diferença foi observada em relação à aplicação de fertilizantes.

PALAVRAS-CHAVE: Micronutrientes; plantio direto; solo de cerrado.


Palavras-chave


Micronutrientes; plantio direto; solo de cerrado

Texto completo:

PDF




Licença Creative Commons

Pesquisa Agropecuária Tropical está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Unported.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.revistas.ufg.br/index.php/pat/about/submissions#onlineSubmissions.

Esta publicação é financiada pelo Programa de Apoio às Publicações Periódicas da UFG (PROAPUPEC)

Visitantes: contador de visitas
Logotipo do IBICT