EFEITOS DOS SISTEMAS DE MANEJO E DA CALAGEM NA ESTIMATIVA DAS FRAÇÕES POTENCIALMENTE MINERALIZÁVEIS DE NITROGÊNIO EM SOLOS DO SUDOESTE DE GOIÁS

  • Huberto José Kliemann
  • Wilian Henrique Diniz Buso
Palavras-chave: Carbono orgânico, nitrogênio, sistemas de cultivo, calagem, cerrados

Resumo

Conduziu-se um experimento de incubação aeróbica em laboratório para estimar o nitrogênio potencialmente mineralizável (No) através de modelos matemáticos. Avaliaram-se os efeitos da calagem e do manejo de solos sob vegetação nativa, plantio convencional e plantio direto, na mineralização cumulativa do nitrogênio. Os parâmetros estimados de No variaram de 187 a 23 mg N kg-1 de solo, sendo que os valores mais altos foram encontrados nos latossolos sob vegetação natural, argilosos e com maiores teores de carbono e nitrogênio total. Valores menores de No foram encontrados no Neossolo. O modelo hiperbólico estima valores mais altos de No que os modelos exponencial simples e duplo, independentemente do manejo dos solos. Os valores de No estimados são proporcionais aos teores de carbono, nitrogênio total e argila dos solos; porém são menores em função da intensidade de uso dos solos: plantio convencional < plantio direto < vegetação nativa. Os modelos exponencial simples e exponencial duplo estimam potenciais de mineralização semelhantes. O modelo exponencial duplo estima que a fração de nitrogênio facilmente mineralizável representa menos de 2% do nitrogênio total dos solos. A calagem deprimiu a mineralização de nitrogênio em todos os solos sob plantio convencional; sob plantio direto, aumentou a mineralização de nitrogênio nos Latossolos, porém diminui no Neossolo.

PALAVRAS-CHAVE: Carbono orgânico; nitrogênio; sistemas de cultivo; calagem; cerrados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Huberto José Kliemann
Escola de Agronomia, Universidade Federal de Goiás - Cx. Postal 131, CEP 74.001-970. Goiânia, GO.
Publicado
19-11-2007
Como Citar
KLIEMANN, H. J.; BUSO, W. H. EFEITOS DOS SISTEMAS DE MANEJO E DA CALAGEM NA ESTIMATIVA DAS FRAÇÕES POTENCIALMENTE MINERALIZÁVEIS DE NITROGÊNIO EM SOLOS DO SUDOESTE DE GOIÁS. Pesquisa Agropecuária Tropical (Agricultural Research in the Tropics), v. 32, n. 2, p. 59-68, 19 nov. 2007.
Seção
Artigo Científico