RELAÇÕES DA PRODUÇÃO DE MASSA VERDE DE Brachiaria brizantha COM OS ÍNDICES DE DISPONIBILIDADE DE NUTRIENTES EM SOLOS SOB O SISTEMA BARREIRÃO DE MANEJO

Autores

  • Huberto José Kliemann
  • Roberto Toledo de Magalhães
  • Itamar Pereira de Oliveira
  • Milton Ferreira de Moraes

Palavras-chave:

Cerrado, macronutriente, micronutriente, pastagens tropicais

Resumo

Avaliaram-se as relações da produção de massa verde com a disponibilidade dos nutrientes em um latossolo vermelhoescuro, distrófico, fase Cerrado, textura média, em áreas de pastagem provenientes da abertura do cerrado original. Formou-se o pasto, aplicando-se 1,5 t ha-1 de calcário calcítico e semeadura direta com Brachiaria decumbens. Após dez anos de uso, renovou-se a pastagem através do Sistema Barreirão, corrigindo-a com 2,0 t ha-1 de calcário dolomítico. Em uma única operação, semearam-se o arroz e a Brachiaria brizantha mais a adubação nas profundidades de 3 a 5 cm e de 8 a 10 cm, respectivamente. Monitoraram-se áreas com um a seis anos de implantação do sistema, tendo como referências uma área de mata nativa e outra de dezessete anos de pastejo tradicional. Os dados obtidos levam a concluir: i) a relação entre produção de massa verde e teores de matéria orgânica no solo fornece um nível crítico de 19,5 g MO kg-1 de solo, que não pode ser interpretado como indicador confiável de nitrogênio disponível por causa do caráter dinâmico da matéria orgânica no solo; ii) as relações entre produção de massa verde e teores de nutrientes nos solos permitem estabelecer níveis críticos para: cálcio + magnésio trocáveis ? 4,5 cmolc dm-3 de solo, potássio trocável ? 123 mg dm-3, zinco disponível ? 1,7 mg Zn dm-3 e cobre disponível ? 2,2 mg Cu dm-3; iii) não foi possível determinar o nível crítico de fósforo disponível pelo extrator Mehlich-1, porque a dose de fosfato aplicada foi insuficiente para sustentar a produtividade do sistema ao longo dos anos.

PALAVRAS-CHAVE: Cerrado; macronutriente; micronutriente; pastagens tropicais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Huberto José Kliemann

Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos, Universidade Federal de Goiás, C. P. 131, CEP 74001-970, Goiânia, GO.

Downloads

Publicado

16-11-2007

Como Citar

KLIEMANN, H. J.; MAGALHÃES, R. T. de; OLIVEIRA, I. P. de; MORAES, M. F. de. RELAÇÕES DA PRODUÇÃO DE MASSA VERDE DE Brachiaria brizantha COM OS ÍNDICES DE DISPONIBILIDADE DE NUTRIENTES EM SOLOS SOB O SISTEMA BARREIRÃO DE MANEJO. Pesquisa Agropecuária Tropical, [S. l.], v. 33, n. 1, p. 49–56, 2007. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/pat/article/view/2400. Acesso em: 12 jun. 2021.

Edição

Seção

Artigo Científico