ZONEAMENTO E ADAPTAÇÃO PRODUTIVA DE GENÓTIPOS DE SOJA DE CICLO MÉDIO DE MATURAÇÃO PARA GOIÁS

Autores

  • Roberto Miranda Pacheco
  • João Batista Duarte
  • Maurício da Silva Assunção
  • José Nunes Júnior

Palavras-chave:

Interação GE, estratificação de ambientes, análise AMMI, zoneamento agronômico, rede de ensaios

Resumo

Neste trabalho avaliou-se um germoplasma experimental de soja, no Estado de Goiás, visando identificar locais-chave para condução de programas de melhoramento e zonas agronômicas para recomendação de cultivares. Buscou-se também identificar genótipos de adaptação produtiva ampla e específica. Utilizaram-se dados de produtividade de grãos obtidos em ensaios finais de avaliação de linhagens, delineados em blocos casualizados. Foram testadas vinte e oito linhagens, em sete locais da região produtora de soja no Estado, na safra de 2000-2001. A análise estatística baseou-se no modelo de efeitos principais aditivos e interação multiplicativa (AMMI). Os locais divergiram quanto à interação genótipos x ambientes, permitindo identificar quatro zonas agronômicas: (Rio Verde e Anápolis 1), (Mineiros e Senador Canedo 1), (Anápolis 2 e Senador Canedo 2) e Chapadão do Céu. O primeiro grupo, com menor contribuição para a interação, revelou-se apropriado às fases preliminares dos programas. Os locais Chapadão do Céu, Anápolis 2 e Senador Canedo 1 caracterizaram-se como os mais contrastantes quanto às interações com os genótipos avaliados. Houve carência de genótipos adaptados a essas condições, sobretudo a Chapadão do Céu, penúltimo colocado em produtividade, e a Senador Canedo 1, o local mais produtivo. Destacaram-se como de adaptação ampla, revelando pequena interação, os cultivares Pintado e Conquista e a linhagem BRAS97-72. Os genótipos apresentaram adaptação preferencial aos ambientes medianos. A linhagem GOBR96-004186, embora também expressasse essa tendência, revelou-se adaptada a Chapadão do Céu.

PALAVRAS-CHAVE: Interação GE; estratificação de ambientes; análise AMMI; zoneamento agronômico; rede de ensaios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Miranda Pacheco

Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos, Universidade Federal de Goiás, C. Postal. 131, CEP 74001-970, Goiânia, GO.

Downloads

Publicado

15-11-2007

Como Citar

PACHECO, R. M.; DUARTE, J. B.; ASSUNÇÃO, M. da S.; NUNES JÚNIOR, J. ZONEAMENTO E ADAPTAÇÃO PRODUTIVA DE GENÓTIPOS DE SOJA DE CICLO MÉDIO DE MATURAÇÃO PARA GOIÁS. Pesquisa Agropecuária Tropical, [S. l.], v. 33, n. 1, p. 23–27, 2007. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/pat/article/view/2394. Acesso em: 12 jun. 2021.

Edição

Seção

Artigo Científico