Farelo de biscoito na alimentação de porcas em lactação

  • Anderson Corassa Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário de Sinop, Sinop, MT, Brasil.
  • Rozangela Teresinha Prezotto Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário de Sinop, Sinop, MT, Brasil.
  • Cláudia Marie Komiyama Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário de Sinop, Sinop, MT, Brasil.
  • Paulo Sérgio Andrade Moreira Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário de Sinop, Sinop, MT, Brasil.
  • Cláudio Vieira de Araújo Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário de Sinop, Sinop, MT, Brasil.
Palavras-chave: Ração alternativa, leitegada, suínos.

Resumo

O farelo de biscoito é uma das alternativas que podem ser utilizadas na substituição parcial ou total de ingredientes convencionais, entretanto, é necessário avaliar o impacto de sua inclusão. Assim, foi conduzido um experimento, com o objetivo de avaliar a inclusão de farelo de biscoito em dietas de porcas em lactação. Foram utilizadas 16 porcas em lactação, distribuídas em delineamento inteiramente casualizado, com quatro tratamentos, sendo cada porca considerada uma unidade experimental. Os tratamentos foram compostos por inclusões de 0%, 10%, 20% e 30% de farelo de biscoito, composto por 50% de biscoito do tipo cream cracker e água e sal e 50% do tipo amanteigado, achocolatado e afins. A massa, perda de massa e variação de massa das porcas, ao final da lactação, não diferiram, estatisticamente, entre os diferentes níveis de inclusão do farelo de biscoito. Os tratamentos não alteraram o consumo de ração, produção de leite, espessura de toucinho das porcas e desempenho da leitegada. A análise econômica evidenciou melhores valores para as dietas contendo 20% e 30% de farelo de biscoito. Concluiu-se que a inclusão de farelo de biscoito foi viável até 30%, em dietas para porcas em lactação, não afetando o desempenho da porca e da leitegada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Corassa, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário de Sinop, Sinop, MT, Brasil.

PROFESSOR DA ÁREA DA ZOOTECNIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP

Publicado
26-03-2014
Como Citar
CORASSA, A.; PREZOTTO, R. T.; KOMIYAMA, C. M.; MOREIRA, P. S. A.; ARAÚJO, C. V. DE. Farelo de biscoito na alimentação de porcas em lactação. Pesquisa Agropecuária Tropical, v. 1, n. 1, p. 42-49, 26 mar. 2014.
Seção
Zootecnia