AUTOCORRELAÇÃO ESPACIAL NA AVALIAÇÃO DE COMPOSTOS DE MILHO PARA RESISTÊNCIA À LAGARTA DO CARTUCHO (Spodoptera frugiperda)

Autores

  • Américo José dos Santos Reis
  • José Branco de Miranda Filho

Palavras-chave:

Germoplasma exótico, autocorrelação espacial, modelos mistos, BLUP

Resumo

Foram gerados três compostos de milho (CRL-01, CRL-02 e CRL-03) entre materiais adaptados e materiais exóticos, com históricos de resistência à lagarta do cartucho (Spodoptera frugiperda). Famílias de irmãos germanos dos três compostos foram avaliadas para resistência à lagarta, usando uma escala de notas variando de 0 (sem danos) a 5 (cartucho destruído). O delineamento experimental usado foi o de blocos completos casualizados com duas repetições. Dois modelos foram considerados: um modelo com erros independentes e outro assumindo erros espacialmente correlacionados (análise espacial). Na análise espacial a matriz de covariâncias de resíduos (R) foi construída conforme a autocorrelação espacial detectada em cada experimento. O teste de Durbin-Watson foi usado para verificar presença da autocorrelação espacial entre parcelas, a qual foi altamente significativa. O alcance prático da autocorrelação espacial foi de cerca 1,5 m. A adoção da análise espacial permitiu uma melhoria no controle da variação local, resultando numa redução das estimativas das variâncias residuais e, conseqüentemente, num aumento dos coeficientes de herdabilidade estimados, com melhorias nos ganhos esperados com a seleção. O ordenamento das progênies foi alterado dependendo da escolha do modelo de análise. A analise espacial, nessas circunstâncias, foi mais apropriada que a análise com erros independentes.

PALAVRAS-CHAVE: Germoplasma exótico; autocorrelação espacial; modelos mistos; BLUP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Américo José dos Santos Reis

Departamento de Genética, ESALQ, USP. Caixa Postal 83, CEP 13400-970, Piracicaba, SP. E-mail: ajsreis@esalq.usp.br

Downloads

Publicado

12-11-2007

Como Citar

REIS, A. J. dos S.; MIRANDA FILHO, J. B. de. AUTOCORRELAÇÃO ESPACIAL NA AVALIAÇÃO DE COMPOSTOS DE MILHO PARA RESISTÊNCIA À LAGARTA DO CARTUCHO (Spodoptera frugiperda). Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 33, n. 2, p. 65–72, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/2349. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico