Uso de torta de filtro enriquecida com fosfato natural e biofertilizantes em Latossolo Vermelho distrófico

Autores

  • Leónides Castellanos González Universidad de Cienfuegos, Centro de Estudios para la Transformación Agraria Sostenible (CETAS), Facultad de Ciencias Agrarias, Cienfuegos, Cuba.
  • Renato de Mello Prado Universidade Estadual Paulista (Unesp), Departamento de Solos e Adubos, Jaboticabal, SP, Brasil.
  • Alfredo Reyes Hernández Universidad de Sancti Spiritus, Facultad Agropecuaria de Montaña del Escambray, Sancti Spiritus, Cuba.
  • Gustavo Caione Universidade Estadual Paulista (Unesp), Departamento de Solos e Adubos, Jaboticabal, SP, Brasil.
  • Enrique Parets Selva Universidad de Cienfuegos, Centro de Estudios para la Transformación Agraria Sostenible (CETAS), Facultad de Ciencias Agrarias, Cienfuegos, Cuba.

Palavras-chave:

Resíduo orgânico, micro-organismos solubilizadores de fosfato, adubação fosfatada.

Resumo

O uso de biofertilizantes associados a composto orgânico e rocha fosfatada pode aumentar a disponibilidade de fósforo no solo, pelo aumento da população de micro-organismos. Objetivou-se avaliar o efeito do uso da torta de filtro enriquecida com fosfato natural e preparados de biofertilizantes na população de micro-organismos e no teor de fósforo de um Latossolo Vermelho distrófico. O experimento foi realizado em casa-de-vegetação, utilizando-se delineamento experimental inteiramente casualizado, em esquema fatorial 7x3 (sete tratamentos e três épocas de avaliação), com três repetições. Os tratamentos consistiram de amostras de solo com adições de torta de filtro decomposta e rocha fosfatada de Araxá enriquecida com micro-organismos provenientes dos biofertilizantes Biopack, Embrafos e Azotofos; solo com adições de torta de filtro e rocha fosfatada de Araxá, sem enriquecimento com micro-organismos; solo com torta de filtro; solo com rocha fosfatada; e somente solo (controle). Avaliou-se, aos 30, 60 e 90 dias após a instalação do experimento, o teor de fósforo disponível no solo e a população de micro-organismos. A presença de torta de filtro enriquecida com fosfato natural e com biofertilizantes promoveu aumento na população de bactérias do solo, havendo variações no tempo. A torta de filtro também proporcionou aumento na população de fungos e micro-organismos solubilizadores de fosfato. A curto prazo, a adição de torta de filtro enriquecida com fosfato natural contribuiu para o aumento do teor de fósforo solúvel no solo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leónides Castellanos González, Universidad de Cienfuegos, Centro de Estudios para la Transformación Agraria Sostenible (CETAS), Facultad de Ciencias Agrarias, Cienfuegos, Cuba.

Professor Doctor; Centro de Estudios para la Transformación Agraria Sostenible (CETAS). Facultad de Ciencias Agrarias. Universidad de Cienfuegos. Carretera a Rodas km 4 Cuatro Caminos CP 59430, Cuba.

Renato de Mello Prado, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Departamento de Solos e Adubos, Jaboticabal, SP, Brasil.

Departamento de Solos e Adubos; Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal

Alfredo Reyes Hernández, Universidad de Sancti Spiritus, Facultad Agropecuaria de Montaña del Escambray, Sancti Spiritus, Cuba.

Professor Titular y Doctor en Ciencias Agrícolas. Facultad Agropecuaria de Montaña del Escambray. Universidad de Sancti Spiritus. Cuba.

Gustavo Caione, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Departamento de Solos e Adubos, Jaboticabal, SP, Brasil.

Doutorando em Agronomia; Departamento de Solos e Adubos; Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal

Enrique Parets Selva, Universidad de Cienfuegos, Centro de Estudios para la Transformación Agraria Sostenible (CETAS), Facultad de Ciencias Agrarias, Cienfuegos, Cuba.

Professor MSc Facultad de Ciencias Agrarias. Universidad de Cienfuegos. Carretera a Rodas km 4 Cuatro Caminos CP 59430, Cuba.

Downloads

Publicado

18-06-2014

Como Citar

CASTELLANOS GONZÁLEZ, L.; PRADO, R. de M.; REYES HERNÁNDEZ, A.; CAIONE, G.; PARETS SELVA, E. Uso de torta de filtro enriquecida com fosfato natural e biofertilizantes em Latossolo Vermelho distrófico. Pesquisa Agropecuária Tropical, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 135–141, 2014. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/pat/article/view/23478. Acesso em: 17 abr. 2021.

Edição

Seção

Ciência do Solo