ACUMULAÇÃO DE NUTRIENTES EM FOLHAS DE MILHETO E DOS CAPINS BRAQUIÁRIA E MOMBAÇA

Antônio Joaquim Braga Pereira Braz, Pedro Marques da Silveira, Huberto José Kliemann, Francisco José Pfeilsticker Zimmermann

Resumo


O milheto (Pennisetum glaucum) e os capins braquiária (Brachiaria brizantha cv. Marandu) e mombaça (Panicum maximum cv. Mombaça) são importantes gramíneas cultivadas nos solos sob cerrados, da região Centro-Oeste do Brasil, utilizadas principalmente para pastoreio. O objetivo deste trabalho foi avaliar a acumulação dos nutrientes N, P, K, Ca, Mg, Zn, Cu, Mn e Fe nas folhas dessas gramíneas, em função dos dias após a emergência da planta. O experimento foi conduzido em Latossolo Vermelho distrófico, na Embrapa Arroz e Feijão, em Santo Antônio de Goiás, GO. Os tratamentos foram testados em blocos ao acaso, com quatro repetições, em parcelas de 6,0 m de largura e 20 m de comprimento. No plantio foram usados 400 kg/ha de adubo da fórmula comercial 5-30-15. O plantio foi feito em dezembro de 2001 e, durante o ciclo das culturas, foram feitas nove amostragens de folhas para análise química, em diferentes períodos, tomados em dias após emergência. De posse da massa seca e da concentração dos nutrientes calcularam-se as respectivas acumulações no limbo foliar das três gramíneas. Fez-se o ajuste dos dados de acumulação do nutriente (Y), em função de dias após a emergência, por um modelo exponencial quadrático: Y= a exp(bx + cx2). O milheto foi a gramínea que mais acumulou nutrientes no limbo foliar e em menor tempo, seguido pelos capins mombaça e braquiária. Entre os macronutrientes, as maiores acumulações foram as de N e as de K, e as menores, as de P. Entre os micronutrientes, o ferro foi o elemento que apresentou maior acúmulo no limbo foliar das três gramíneas.

PALAVRAS-CHAVE: Gramíneas; nutrição mineral; Brachiaria brizantha; Pennisetum glaucum; Panicum maximum.


Palavras-chave


Gramíneas; nutrição mineral; Brachiaria brizantha; Pennisetum glaucum; Panicum maximum

Texto completo:

PDF




Licença Creative Commons

Pesquisa Agropecuária Tropical está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Unported.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.revistas.ufg.br/index.php/pat/about/submissions#onlineSubmissions.

Esta publicação é financiada pelo Programa de Apoio às Publicações Periódicas da UFG (PROAPUPEC)

Visitantes: contador de visitas
Logotipo do IBICT