AVALIAÇÃO DE ESPÉCIES DE COBERTURAS DO SOLO COM POTENCIAL DE USO EM SISTEMA DE PLANTIO DIRETO

Autores

  • Luiz Antonio Silva Menezes
  • Wilson Mozena Leandro

Palavras-chave:

Biomassa, leguminosas, adubos verdes

Resumo

Uma premissa para aplicação do sistema plantio direto no cerrado é a produção de fitomassa para propiciar uma boa cobertura do solo. Foi instalado um experimento de campo, em Latossolo Vermelho Amarelo, em Goiânia-GO, para avaliar a produção de fitomassa de oito culturas de cobertura e dois sistemas e cultivo (dez tratamentos experimentais): feijão-de-porco (Canavalia ensiforme), mucuna rajada (Stizolobium dierrigianum), mucuna cinza (Stizolobium muriens), milheto (Pennicetum typhoides), crotalária (Crotalaria juncea), trigo sarraceno (Fagopyrum esculentum), aveia-preta (Avena strigosa) e braquiária (Brachiaria ruziziensis), e dos sistemas de cultivo mínimo e de plantio direto no mato, tendo as próprias plantas invasoras do local como cobertura. A produção de fitomassa foi avaliada aos 20, 50, 80 e 90 dias após a emergência das plantas. Aos 180 e 300 dias, foi determinada a fitomassa seca dos resíduos. Aos 80 dias, foram analisados os teores de C, N, P, K, Ca, Mg, S, Cu, Fe, Mn e Zn nessa fitomassa. As maiores produções de fitomassa total e residual foram obtidas com braquiária e crotalária, que apresentaram melhor potencial de extração de nutrientes do solo. O trigo sarraceno foi a espécie mais eficiente na extração de N, K, Ca e micronutrientes, sendo as maiores quantidades de P acumuladas em milheto e braquiária.

PALAVRAS-CHAVE: Biomassa; leguminosas; adubos verdes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Antonio Silva Menezes

Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Verde, C. P. 66, CEP 75901-970, Rio Verde, GO. E-mail: lasmenezes@ibest. com.br

Downloads

Publicado

08-11-2007

Como Citar

MENEZES, Luiz Antonio Silva; LEANDRO, Wilson Mozena. AVALIAÇÃO DE ESPÉCIES DE COBERTURAS DO SOLO COM POTENCIAL DE USO EM SISTEMA DE PLANTIO DIRETO. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 34, n. 3, p. 173–180, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/2311. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico