VALOR NUTRITIVO DA CASCA DE CAFÉ (Coffea arabica L.) TRATADA COM HIDRÓXIDO DE SÓDIO E/OU URÉIA SUPLEMENTADA COM FENO DE ALFAFA (Medicago sativa L.)

  • Rodrigo Afonso Leitão
  • Paulo César de Aguiar Paiva
  • Carlos Alberto Pereira de Rezende
Palavras-chave: Consumo, digestibilidade, ruminantes, subprodutos agrícolas

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o valor nutritivo da casca de café tratada ou não com hidróxido de sódio e/ou uréia. Foram utilizados vinte carneiros, em blocos casualizados, com quatro blocos e cinco tratamentos constituídos de 50% de feno de alfafa e 50% de casca de café tradada ou não, assim distribuídos: T1-feno de alfafa e casca de café pura; T2-feno e casca de café + 5% uréia; T3-feno e casca de café + 1,5% NaOH; T4-feno e casca de café + 1,5% NaOH + 5% uréia; T5-100% feno de alfafa. O tratamento da casca de café com uréia propiciou apenas aumento no teor de proteína bruta (PB), e com NaOH não provocou alterações na composição química. A casca tratada ou não provocou depressão no consumo. Houve diferença entre os tratamentos quanto ao consumo de proteína digestível (CPD), consumo de energia digestível (CED) e digestibilidade aparente da proteína bruta (DAPB). Considerando-se a composição bromatológica e a digestiblidade da casca de café pura, ela é um subproduto que pode ser aproveitado pelos ruminantes. Devido ao baixo consumo da casca de café tratada ou não, deve-se fornecêla junto a outro alimento de melhor valor nutritivo, principalmente com um melhor teor de energia.

PALAVRAS-CHAVE: Consumo; digestibilidade; ruminantes; subprodutos agrícolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Afonso Leitão
Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Verde, Caixa Postal 66, CEP 75901-970, Rio Verde-GO, leitaora@hotmail.com
Publicado
06-11-2007
Como Citar
LEITÃO, R.; PAIVA, P. C.; REZENDE, C. A. VALOR NUTRITIVO DA CASCA DE CAFÉ (Coffea arabica L.) TRATADA COM HIDRÓXIDO DE SÓDIO E/OU URÉIA SUPLEMENTADA COM FENO DE ALFAFA (Medicago sativa L.). Pesquisa Agropecuária Tropical (Agricultural Research in the Tropics), v. 35, n. 1, p. 31-36, 6 nov. 2007.
Seção
Artigo Científico