DANOS DE Telemus chapadanus (Casey 1922) SOBRE O FLORESCIMENTO DO ARATICUM (Annona crassiflora Mart.) NO ESTADO DE GOIÁS

Autores

  • Juracy Rocha Rocha Braga Filho
  • Valquíria da Rocha Santos Veloso
  • Ronaldo Veloso Naves
  • Jorge Luiz do Nascimento

Palavras-chave:

Insecta, Annonaceae, frutífera nativa

Resumo

O araticum (Annona crassiflora) é uma espécie frutífera da família Annonaceae, nativa da região dos cerrados, com ocorrência em todo o Estado de Goiás. O objetivo deste estudo foi avaliar e descrever os danos provocados por Telemus chapadanus (furão-da-flor) nas flores do araticum, e verificar a influência desses danos sobre o número de frutos produzidos. O estudo foi desenvolvido entre os meses de agosto a dezembro de 2001, em 23 plantas com oito anos de idade, pertencentes à coleção "ex situ" de frutíferas nativas do cerrado da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos, da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia-GO. As plantas foram monitoradas semanalmente durante o período de floração, para contar e avaliar as brotações florais, os botões florais, as flores e o número de frutos produzidos. Os danos foram avaliados em três etapas. Na primeira, os insetos foram quantificados semanalmente nos botões florais e nas flores. Na segunda etapa, os danos foram avaliados em oitenta botões florais atacados, retirados ao acaso de oito plantas, que foram transportados ao laboratório para caracterização e descrição dos danos. Na terceira etapa, avaliou-se os danos sobre o número de frutos produzidos até a décima sexta semana. Para tanto, foram marcados 180 botões florais atacados em quartorze plantas e 87 botões florais não atacados em dezesseis plantas. Os resultados permitiram concluir que T. chapadanus é um inseto que provoca danos à planta do araticum, cujo ataque mais intenso ocorre sobretudo no período do florescimento, com perfurações nas pétalas e no aparelho reprodutor. Cerca de 50% dos botões florais da planta, entretanto, têm sido abortados independentemente do ataque de T. Chapadanus.

PALAVRAS-CHAVE: Insecta; Annonaceae; frutífera nativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juracy Rocha Rocha Braga Filho

Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos, Universidade Federal de Goiás. E.mail: juracyr@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

06-11-2007

Como Citar

BRAGA FILHO, J. R. R.; VELOSO, V. da R. S.; NAVES, R. V.; NASCIMENTO, J. L. do. DANOS DE Telemus chapadanus (Casey 1922) SOBRE O FLORESCIMENTO DO ARATICUM (Annona crassiflora Mart.) NO ESTADO DE GOIÁS. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 35, n. 1, p. 25–29, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/2282. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico