INTENSIDADE-DURAÇÃO-FREQÜÊNCIA DE CHUVAS INTENSAS PARA LOCALIDADES NO ESTADO DE GOIÁS E DISTRITO FEDERAL

  • Luiz Fernando Coutinho de Oliveira
  • Fernando Cardoso Cortês
  • Tiago Roberto Wehr
  • Lucas Bernardes Borges
  • Pedro Henrique Lopes Sarmento
  • Nori Paulo Griebeler
Palavras-chave: Chuva intensa, drenagem, intensidade-duração-frequência

Resumo

Este trabalho teve como objetivo a obtenção das relações intensidade-duração-frequência para algumas localidades do Estado de Goiás e Distrito Federal, empregando-se a metodologia da desagregação da chuva de um dia. Os resultados das intensidades de precipitação obtidos pelas equações geradas neste trabalho foram comparados com os obtidos pelas equações ajustadas com base em dados de pluviogramas. As relações geradas com o método de desagregação de chuvas de um dia apresentaram desvios relativos médios que variaram de -1,6% a 43,9%, para alguns municípios nessa região. Isso limita a sua utilização nas localidades para as quais não se ajustaram as equações de regressão.

PALAVRAS-CHAVE: Chuva intensa; drenagem; intensidade-duração-frequência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Fernando Coutinho de Oliveira
Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos, Universidade Federal de Goiás. E.mail: lfco@agro.ufg.br; nori@agro.ufg.br
Publicado
06-11-2007
Como Citar
OLIVEIRA, L. F.; CORTÊS, F.; WEHR, T. R.; BORGES, L.; SARMENTO, P. H.; GRIEBELER, N. P. INTENSIDADE-DURAÇÃO-FREQÜÊNCIA DE CHUVAS INTENSAS PARA LOCALIDADES NO ESTADO DE GOIÁS E DISTRITO FEDERAL. Pesquisa Agropecuária Tropical (Agricultural Research in the Tropics), v. 35, n. 1, p. 13-18, 6 nov. 2007.
Seção
Artigo Científico