INFLUÊNCIA DE FATORES EDÁFICOS NA PRODUÇÃO DE FENÓIS TOTAIS E TANINOS DE DUAS ESPÉCIES DE BARBATIMÃO

Tamiel Khan Baiocchi Jacobson, José Garcia, Suzana da Costa Santos, João Batista Duarte, João Gaspar Farias, Huberto José Kliemann

Resumo


Neste estudo avaliou-se a influência de fatores edáficos sobre a produção de fenóis totais e taninos em duas espécies de barbatimão (S. adstringens e S. polyphyllum). Os dados foram coletados em quatro localidades da região de cerrado, em Goiás, nas estações seca (julho de 2001) e chuvosa (fevereiro de 2002). Foram amostrados indivíduos (árvores) de S. adstringens nos municípios de Rio Verde, Bela Vista de Goiás e Silvânia, e indivíduos de S. polyphyllum, em Rio Verde, Bela Vista de Goiás e Abadia de Goiás; cinco de cada município, totalizando trinta indivíduos. O material coletado constou de uma amostra de casca por espécime e estação, e amostras de solo tomadas em duas profundidades (0-20 cm e 20-40 cm), na estação seca. Fenóis totais e taninos na casca foram determinados pelo método de Hagerman & Butler, e as análises do solo, segundo o método atualmente preconizado pela Embrapa. Os dados foram tratados estatisticamente por análise de componentes principais. Observou-se que solos com baixa fertilidade química estão associados com maiores níveis de fenóis totais e taninos, mormente para S. polyphyllum. Maiores produções desses metabólitos foram observadas no período chuvoso. A produção de fenóis totais e taninos, na estação seca, esteve positivamente correlacionada à textura arenosa dos solos; enquanto, na estação chuvosa, mostrou-se mais associada com a saturação por alumínio no solo.

PALAVRAS-CHAVE: Planta medicinal; cerrado; taninos; fenóis.


Palavras-chave


Planta medicinal; cerrado; taninos; fenóis

Texto completo:

PDF




Licença Creative Commons

Pesquisa Agropecuária Tropical está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Unported.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.revistas.ufg.br/index.php/pat/about/submissions#onlineSubmissions.

Esta publicação é financiada pelo Programa de Apoio às Publicações Periódicas da UFG (PROAPUPEC)

Visitantes: contador de visitas
Logotipo do IBICT