EFEITO DE DOSES CRESCENTES DE CALCÁRIO SOBRE A POPULAÇÃO DE Heterodera glycines EM SOJA

Autores

  • Mara Rúbia da Rocha
  • Yvo de Carvalho
  • Guilherme Porta Cattini
  • Giampaola Paolini

Palavras-chave:

Nematóide de cisto, manejo do solo, calagem

Resumo

Este estudo foi conduzido sob condições de estufa de produção, visando avaliar o efeito de doses crescentes de calcário, sobre a população do nematóide Heterodera glycines em raízes de soja. Tomando como base a recomendação de calcário para elevar a saturação de bases para 50%, adotaram-se cinco tratamentos: testemunha (sem calcário); metade da dose recomendada (0,675 t.ha-1); dose recomendada (1,35 t.ha-1); dobro da recomendação (2,7 t.ha-1); e triplo da recomendação (4,05 t.ha-1). O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com seis repetições. O ensaio foi conduzido em vasos usando como planta hospedeira a soja, cultivar FT-Cristalina, e inoculando-se 4.000 ovos de H. glycines por vaso. Foram avaliados o número fêmeas nas raízes e o número de cistos/100 cm3 de solo. Os resultados mostraram que o número de fêmeas diminuiu à medida que se aumentaram as doses de calcário, até a dose de 3,039 t.ha-1, segundo uma resposta quadrática significativa. O número de cistos no solo reduziu linearmente à medida que foram aumentadas as doses de calcário.

PALAVRAS-CHAVE: Nematóide de cisto; manejo do solo; calagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mara Rúbia da Rocha

Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos – UFG, Caixa Postal 131, CEP 74001-970, Goiânia, GO. E-mail: mrocha@agro.ufg.br

Downloads

Publicado

26-10-2007

Como Citar

ROCHA, M. R. da; CARVALHO, Y. de; CATTINI, G. P.; PAOLINI, G. EFEITO DE DOSES CRESCENTES DE CALCÁRIO SOBRE A POPULAÇÃO DE Heterodera glycines EM SOJA. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 36, n. 2, p. 89–94, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/2143. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico