EFEITO DE LEGUMINOSAS ARBÓREAS SOBRE A MACROFAUNA DO SOLO EM PASTAGEM DE Brachiaria brizantha cv. MARANDU

  • Paulo Francisco Dias
  • Sebastião Manhães Souto
  • Maria Elizabeth Fernandes Correia
  • Khalil de Menezes Rodrigues
  • Avílio Antonio Franco
Palavras-chave: Macrofauna do solo, sistemas silvipastoris

Resumo

O objetivou deste trabalho foi avaliar o efeito de quatro espécies leguminosas arbóreas, em uma pastagem de Brachiaria brizantha cv. Marandu, com dois anos de estabelecimento, sobre a densidade e diversidade da macrofauna de um planossolo de baixa fertilidade natural. As espécies arbóreas introduzidas na pastagem foram: Pseudosamanea guachapele, Mimosa artemisiana, Mimosa tenuiflora e Enterolobium contortisiliquum. A amostragem da macrofauna consistiu na retirada de seis monolitos de solo com 25 cm x 25 cm x 30 cm sob a copa das árvores ou em um transecto na pastagem solteira. As densidades variaram de 602 indivíduos.m-2 sob a copa de E. contortisiliquum a dois indivíduos.m-2 na pastagem sem árvores. A maior riqueza de grupos foi encontrada sob a copa de M. tenuiflora (dez grupos), seguida de P. guachapele (nove grupos), E. contortisiliquum (sete grupos) e M. artemisiana (seis grupos). A influência das leguminosas esteve relacionada principalmente aos teores de N e à relação C:N do material foliar. M. artemisiana e M. tenuiflora favoreceram a presença de Oligochaeta e larvas de Coleoptera, enquanto sob a copa de P.guachapele e E. contortisiliquum a atividade de Formicidae foi mais intensa.

PALAVRAS-CHAVE: Macrofauna do solo; sistemas silvipastoris.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Francisco Dias
Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro / Est. Exp. de Seropédica. CEP 23851-970 Seropédica, RJ. E-mail: pfranciscodias@hotmail.com
Publicado
16-10-2007
Como Citar
DIAS, P.; SOUTO, S.; CORREIA, M. E.; RODRIGUES, K.; FRANCO, A. EFEITO DE LEGUMINOSAS ARBÓREAS SOBRE A MACROFAUNA DO SOLO EM PASTAGEM DE Brachiaria brizantha cv. MARANDU. Pesquisa Agropecuária Tropical (Agricultural Research in the Tropics), v. 37, n. 1, p. 38-44, 16 out. 2007.
Seção
Artigo Científico