EFEITO DE LEGUMINOSAS ARBÓREAS SOBRE A MACROFAUNA DO SOLO EM PASTAGEM DE Brachiaria brizantha cv. MARANDU

Paulo Francisco Dias, Sebastião Manhães Souto, Maria Elizabeth Fernandes Correia, Khalil de Menezes Rodrigues, Avílio Antonio Franco

Resumo


O objetivou deste trabalho foi avaliar o efeito de quatro espécies leguminosas arbóreas, em uma pastagem de Brachiaria brizantha cv. Marandu, com dois anos de estabelecimento, sobre a densidade e diversidade da macrofauna de um planossolo de baixa fertilidade natural. As espécies arbóreas introduzidas na pastagem foram: Pseudosamanea guachapele, Mimosa artemisiana, Mimosa tenuiflora e Enterolobium contortisiliquum. A amostragem da macrofauna consistiu na retirada de seis monolitos de solo com 25 cm x 25 cm x 30 cm sob a copa das árvores ou em um transecto na pastagem solteira. As densidades variaram de 602 indivíduos.m-2 sob a copa de E. contortisiliquum a dois indivíduos.m-2 na pastagem sem árvores. A maior riqueza de grupos foi encontrada sob a copa de M. tenuiflora (dez grupos), seguida de P. guachapele (nove grupos), E. contortisiliquum (sete grupos) e M. artemisiana (seis grupos). A influência das leguminosas esteve relacionada principalmente aos teores de N e à relação C:N do material foliar. M. artemisiana e M. tenuiflora favoreceram a presença de Oligochaeta e larvas de Coleoptera, enquanto sob a copa de P.guachapele e E. contortisiliquum a atividade de Formicidae foi mais intensa.

PALAVRAS-CHAVE: Macrofauna do solo; sistemas silvipastoris.


Palavras-chave


Macrofauna do solo; sistemas silvipastoris

Texto completo:

PDF




Licença Creative Commons

Pesquisa Agropecuária Tropical está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Unported.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.revistas.ufg.br/index.php/pat/about/submissions#onlineSubmissions.

Esta publicação é financiada pelo Programa de Apoio às Publicações Periódicas da UFG (PROAPUPEC)

Visitantes: contador de visitas
Logotipo do IBICT