ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE ESPÉCIES LEGUMINOSAS ARBÓREAS INTRODUZIDAS EM PASTAGENS DE GRAMÍNEAS TROPICAIS

Autores

  • Paulo Francisco Dias
  • Sebastião Manhães Souto
  • Janaina Ribeiro Costa

Palavras-chave:

Mudas arbóreas, análise de fatores

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar o comportamento de dezesseis espécies leguminosas arbóreas introduzidas em pastagens de gramíneas tropicais, sem proteção das mudas e na presença de animais, em três municípios do estado do Rio de Janeiro. Para isso, utilizou-se a técnica multivariada da análise de fatores, considerando-se dezesseis variáveis relativas a sete unidades experimentais nos municípios e dez variáveis associadas às espécies de leguminosas. O primeiro fator rotacionado (F1), responsável pela explicação da maior porcentagem da variância observada (62,7%), mostrou que a unidade Fazenda Santo Antônio, no município de Itatiaia, apresentou os maiores valores para Ca+Mg, N e Mg, e os menores para P (amostra de solo coletada no início do período experimental), enquanto a unidade Sipa I, no município de Seropédica, apresentou resultado inverso. Este fator também mostrou que as espécies Jurema branca Mimosa artemisiana) e Jurema preta (Mimosa tenuiflora) apresentaram os maiores valores para as taxas de crescimento nos diâmetros do caule e da copa, e foram as espécies com o menor percentual de mudas pastejadas; enquanto a Leucena (Leucaena leucocephala) mostrou resultado contrário. Assim, os resultados indicam que, entre as espécies avaliadas, M. artemisiana e M. tenuiflora têm maior potencial para serem introduzidas com sucesso em pastagens de gramíneas tropicais, sem a proteção das mudas e sem a exclusão dos animais.

PALAVRAS-CHAVES: Mudas arbóreas; análise de fatores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Francisco Dias

Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro / Est. Exp. de Seropédica. CEP 23851-970 Seropédica, RJ. E-mails: pfranciscodias@hotmail.com

Downloads

Publicado

16-10-2007

Como Citar

DIAS, P. F.; SOUTO, S. M.; COSTA, J. R. ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE ESPÉCIES LEGUMINOSAS ARBÓREAS INTRODUZIDAS EM PASTAGENS DE GRAMÍNEAS TROPICAIS. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 37, n. 1, p. 31–37, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/1862. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico