PRODUÇÃO DE BIOMASSA DE CULTIVARES DE AVEIA SOB DIFERENTES MANEJOS DE CORTE

Autores

  • José Valdir Demétrio Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural do Paraná (EMATER-PR), Brasil
  • Antonio Carlos Torres da Costa Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Brasil
  • Paulo Sérgio Rabello de Oliveira Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Brasil

Palavras-chave:

Avena spp., cobertura do solo, palhada, forragem, sistema de integração lavoura-pecuária.

Resumo

No sistema de integração lavoura-pecuária, o manejo inadequado da aveia pode resultar em baixo rendimento de biomassa. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do manejo de cortes na produção de biomassa, em cinco cultivares de aveia com potencial de uso no sistema de integração lavoura-pecuária. O delineamento adotado foi o de blocos completos casualizados, em esquema de parcelas subdivididas, com quatro repetições. As parcelas foram representadas pelas cultivares de aveia Preta Comum, IAPAR 61, IPR 126, FAPA 2 e FUNDACEP FAPA 43. A cultivar Preta Comum apresenta ciclo curto e as demais ciclo longo. As subparcelas foram representadas pelos seguintes sistemas de corte: corte único no florescimento, um corte na fase vegetativa e outro no florescimento, dois cortes na fase vegetativa e outro no florescimento e três cortes na fase vegetativa e outro no florescimento. As cultivares de ciclo longo (IAPAR 61, IPR 126, FAPA 2 e FUNDACEP FAPA 43) alcançaram alta produção de forragem, sem comprometer a posterior produção de palhada para a cobertura do solo, evidenciando aptidão para utilização no sistema de integração lavoura-pecuária. O manejo com três cortes no estádio vegetativo maximiza a produção de forragem, no entanto, para a produção de palhada, o melhor desempenho das cultivares foi obtido no manejo com até dois cortes na fase vegetativa, ou corte único no florescimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Valdir Demétrio, Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural do Paraná (EMATER-PR), Brasil

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná (1989). Pós graduação com Especialização em Desenvolvimento Rural pelo CEFET-PR Unidade do Sudoeste - Campus de Pato Branco (2003). Mestrado em Agronomia pela UNIOESTE-PR Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Marechal Cândido Rondon (2009). Atualmente é Engenheiro Agrônomo da EMATER - Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural do Paraná. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Extensão Rural.

Antonio Carlos Torres da Costa, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Brasil

Engenheiro Agrônomo. Doutor em Fitotecnia. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (Mestrado e Doutorado) e do Curso de Agronomia da  Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Centro de Ciências Agrárias. Tem experiência na área de Agronomia, com enfase em Fitotecnia (Manejo de Grandes Culturas)

Paulo Sérgio Rabello de Oliveira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Brasil

Engenheiro Agrônomo. Doutor em Agronomia. Atualmente é professor na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), em Marechal Cândido Rondon/PR. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em manejo, conservação do solo (fertilidade e adubação) e cultura da cana-de-açúcar.

Downloads

Publicado

01-07-2012

Como Citar

DEMÉTRIO, J. V.; COSTA, A. C. T. da; OLIVEIRA, P. S. R. de. PRODUÇÃO DE BIOMASSA DE CULTIVARES DE AVEIA SOB DIFERENTES MANEJOS DE CORTE. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 42, n. 2, p. 198–205, 2012. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/16217. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Produção Vegetal