FERTILIDADE DO SOLO, ESTADO NUTRICIONAL E PRODUTIVIDADE DE GIRASSOL, EM FUNÇÃO DA APLICAÇÃO DE LODO DE ESGOTO

Autores

  • Victor Sanches Ribeirinho Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Brasil
  • Wanderley José de Melo Universidade Estadual Paulista (UNESP), Brasil
  • Denis Herisson da Silva Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Brasil
  • Leila Aparecida Figueiredo Universidade de São Paulo (USP), Brasil
  • Gabriel Maurício Peruca de Melo Universidade Camilo Castelo Branco (UniCastelo), Brasil

Palavras-chave:

Helianthus annuus L., Latossolo Vermelho eutroférrico, nutrição vegetal.

Resumo

O lodo de esgoto é um resíduo urbano-industrial que tem causado preocupação, quanto ao uso agrícola. Sua utilização pode ser viável, após a devida suplementação potássica, em substituição a fertilizantes minerais, especialmente em culturas como a do girassol. O presente trabalho objetivou avaliar a produtividade e nutrição mineral do girassol cv. CATISSOL 01, além da fertilidade de um Latossolo Vermelho eutroférrico adubado com lodo de esgoto, em comparação à adubação mineral, por dois anos consecutivos. O experimento utilizou delineamento em blocos casualizados, com 4 tratamentos (fertilização mineral, 5 t ha-1 ano-1, 10 t ha-1 ano-1 e 20 t ha-1 ano-1 de lodo de esgoto) e 5 repetições. Foram analisadas a produtividade de grãos de girassol, a concentração de macro e micronutrientes na folha diagnóstico e a fertilidade do solo. A produtividade de sementes do girassol adubado com o resíduo, em todas as doses, foi equivalente à adubação mineral, e os teores foliares situaram-se na faixa adequada, tanto para macro quanto para micronutrientes. O uso de lodo de esgoto, com suplementação potássica, mostrou-se eficiente na substituição total ou parcial da adubação mineral, sem prejudicar a produtividade da cultura do girassol.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Sanches Ribeirinho, Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Brasil

Possui Mestrado no Centro de Energia Nuclear na Agricultura, com estudo envolvendo técnicas isotópicas e fertilizantes. Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Microbiologia e Bioquímica do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: lodo de esgoto, girassol, metais pesados, nutrientes e atividade enzimática.

Downloads

Publicado

13-06-2012

Como Citar

RIBEIRINHO, V. S.; MELO, W. J. de; SILVA, D. H. da; FIGUEIREDO, L. A.; MELO, G. M. P. de. FERTILIDADE DO SOLO, ESTADO NUTRICIONAL E PRODUTIVIDADE DE GIRASSOL, EM FUNÇÃO DA APLICAÇÃO DE LODO DE ESGOTO. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 42, n. 2, p. 166–173, 2012. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/15858. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciência do Solo