POTÁSSIO NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DA SOQUEIRA DE CANA CRUA

Autores

  • Rilner Alves Flores Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp
  • Renato de Mello Prado Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp
  • Lucas Sanches Politi Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp
  • Thiago Batista Firmato de Almeida Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp

Palavras-chave:

Saccharum spp., biometria da cana-de-açúcar, nutrição de plantas.

Resumo

Na colheita mecanizada sem o uso de fogo ocorre deposição de palhada na superfície do solo, a qual pode ser reciclada e reduzir a adubação potássica para a cana-de-açúcar, em relação à cana queimada, o que pode refletir em menor custo de produção. Objetivou-se avaliar o efeito da aplicação de potássio no desenvolvimento inicial da soqueira de primeiro corte da cana-de-açúcar (variedade SP 89-1115), em sistema de colheita sem despalha a fogo. O experimento foi instalado em uma área de primeira soqueira de cana-de-açúcar, cultivada em Latossolo Vermelho, textura argilosa. Os tratamentos foram constituídos por cinco doses de K2O (0 kg ha-1; 32,5 kg ha-1; 65,0 kg ha-1; 130,0 kg ha-1; e 195,0 kg ha-1), na forma de KCl, aplicado em 2009, dispostos em blocos casualizados e com cinco repetições. As variáveis de crescimento avaliadas foram: número de perfilhos, altura de planta e diâmetro de colmo, aos 120 dias após o brotamento. A aplicação de potássio proporcionou incremento com ajuste linear do teor de potássio no solo, nas camadas 0-0,20 m e 0,20-0,40 m de profundidade, atingindo 0,18 cmolc dm-3 e 0,12 cmolc dm-3, respectivamente, para a maior dose de K. A aplicação de K não afetou o número de perfilhos e diâmetro de colmo, mas influenciou a altura, atingindo maior valor na dose de 195,0 kg ha-1 de K2O.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rilner Alves Flores, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp

Engenheiro Agrônomo; Mestre em Ciência do Solo pela UFRRJ; Doutorando em Ciência do Solo pela Unesp, departamento de Solos e Adubos, atuando na área de Nutrição de Plantas.

Renato de Mello Prado, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp

Renato de Mello Prado, graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em 1995 e concluiu o mestrado e o doutorado em Agronomia e a Livre Docência em Nutrição de Plantas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Atualmente é Professor Adjunto da Disciplina Nutrição de Plantas da UNESP, Câmpus Jaboticabal, em Cursos de Graduação (Agronomia/Zootecnia) e de Pós-Graduação (Produção Vegetal/Ciência do Solo) e colaborador em outras Universidades. Pesquisador PQ do CNPq, desde 2005. Autor/co-autor mais de 500 publicações, incluindo 180 artigos em periódicos científicos e mais de 25 livros/capitulos de livros. Participou em mais de 50 eventos científicos, divulgando mais de 300 trabalhos, inclusive em alguns contribuiu com palestras/cursos e na organização. Editor e Revisor de periódicos indexados e Assessor científico de Agências de Fomento à Pesquisa (FAPESP, FUNDUNESP, FAPITEC, FAPESPA, FUNDECT, CNPq e Programa SYTED), Editoras Universitárias, Instituições de Pesquisa (EMBRAPA) e/ou Ensino (CENA/USP) e avaliador de periódicos para indexação no Programa Scielo. Orientou/Co-orientou mais de 50 estudantes (Graduação e Pós-Graduação). Participou em mais de 130 bancas acadêmicas desde a IC, E.Qualificação, MS, DR até concursos de carreira docente. Participou como gestor em órgãos colegiados na UNESP como Presidente de Comissão Interna, Membro de Conselhos Departamental e Programa de Pós-Graduação, entre outros (Chefia Depto. de Solos e Adubos). Coordenador do Genplant/Grupo de Estudos em Nutrição de Plantas da UNESP

Lucas Sanches Politi, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp

Possui graduação em Engenharia Agronomica pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - UNESP Campus de Jaboticabal (2008). Atualmente pós-graduando (Mestrado) em Ciêcia do Solo (Nutrição de Plantas). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em nutrição de plantas.

Thiago Batista Firmato de Almeida, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, campus de Vitória da Conquista-BA (2009). Mestrando do Programa de Pós Graduação em Agronomia (Ciência do Solo) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita filho" / Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias FCAV/UNESP Câmpus de Jaboticabal-SP, (2009-2011). Possui formação profissionalizante de Técnico em Alimentos, pela Escola Média de Agropecuária Regional da Ceplac - EMARC-UR, de Uruçuca-BA (2000).

Downloads

Publicado

23-03-2012

Como Citar

FLORES, R. A.; PRADO, R. de M.; POLITI, L. S.; ALMEIDA, T. B. F. de. POTÁSSIO NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DA SOQUEIRA DE CANA CRUA. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 42, n. 1, p. 106–111, 2012. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/13977. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Produção Vegetal