AVANÇO DO SETOR SUCROALCOOLEIRO E EXPANSÃO DA FRONTEIRA AGRÍCOLA EM GOIÁS

Autores

  • Adriana Aparecida Silva Universidade Federal de Goiás
  • Fausto Miziara Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Cana-de-açúcar, expansão espacial, Cerrado.

Resumo

A dinâmica de ocupação do território brasileiro apresenta padrões que a literatura define como “frentes”. Um processo posterior a este refere-se à chamada Fronteira Agrícola, que se caracteriza pelo movimento de transformação na forma de uso, com base na inserção de novas tecnologias. Este trabalho buscou compreender o recente processo de expansão da cana em Goiás, partindo do pressuposto de que o avanço do setor sucroalcooleiro, neste Estado, representa uma nova etapa de expansão da Fronteira Agrícola. Foram utilizados produtos cartográficos, além de dados referentes a usinas, fornecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, os quais foram manipulados com o auxílio do SIG ArcMap 9.2 e tratados estatisticamente com o editor de gráficos do Excel. O estudo baseou-se na representação do modelo de expansão da cana-de-açúcar, de 2005 a 2010, além de discussão acerca da localização de usinas, em relação ao padrão espacial que seguem. Por fim, discutiu-se a dinâmica de uso do solo, entre 2002 e 2009, com ênfase na inserção de áreas de produção da cana-de-açúcar. Os dados permitiram deduzir que o Estado de Goiás se insere neste novo processo de expansão de Fronteiras Agrícolas, no qual, ao contrário do que é defendido politicamente, a expansão ocorre principalmente em áreas de agricultura já consolidadas e de Cerrado, seguindo o eixo preferencial centro-sudoeste, que representa o mesmo do avanço da fronteira agrícola na década de 1970, sobretudo com grãos, em particular a soja.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Aparecida Silva, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda em Geografia. Bolsista FAPEG. Mestre em Geografia. Especialista em Ciências dos Solos.Professora de Geografia da UEG UnU Goiás.

Fausto Miziara, Universidade Federal de Goiás

Professor titular da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás.

Coordenador do Doutorado em Ciências Ambientais da Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

27-09-2011

Como Citar

SILVA, A. A.; MIZIARA, F. AVANÇO DO SETOR SUCROALCOOLEIRO E EXPANSÃO DA FRONTEIRA AGRÍCOLA EM GOIÁS. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 41, n. 3, p. 399–407, 2011. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/11054. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Desenvolvimento Rural e Agronegócio