VIABILIDADE ECONÔMICA DE MANEJOS NUTRICIONAIS NA CULTURA DE BANANA

  • Fernanda de Paiva Badiz Furlaneto APTA Centro Oeste Paulista - Marília/SP
  • Adriana Novais Martins APTA Médio Paranapanema
  • Maura Seiko Tsutsui Esperancini UNESP, FCA, Campus Botucatu
Palavras-chave: Musa spp., bananicultura, adubação, custo de produção, rentabilidade

Resumo

O manejo adequado da adubação, visando à otimização da produtividade e qualidade dos frutos, é uma etapa representativa do processo produtivo para rentabilidade do empreendedor rural. Neste contexto, objetivou-se analisar a viabilidade econômica de cinco tipos de manejo nutricional de bananeiras de cultivares do subgrupo Cavendish, na região do Médio Paranapanema (SP), em 2009/2010. Foram utilizadas estruturas do custo operacional efetivo (COE) e custo operacional total (COT) e três indicadores de rentabilidade. Diferenças significativas foram observadas entre os manejos, sendo que o sistema de manejo que resultou em maior vantagem econômica para o produtor proporcionou índice médio de lucratividade 25,6% superior aos demais tratamentos, além de a receita líquida total ser, em média, 29,5% superior aos outros tipos de manejo. O custo por unidade produzida foi inferior no manejo nutricional mais lucrativo, apesar de a produtividade ter sido 9,5% inferior ao manejo que apresentou os maiores índices de produtividade.

PALAVRAS-CHAVE: Musa spp.; bananicultura; adubação; custo de produção; rentabilidade.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda de Paiva Badiz Furlaneto, APTA Centro Oeste Paulista - Marília/SP
Pesquisadora Científica, Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Doutoranda, UNESP, Campus de Botucatu/SP. Área de atuação: análise da viabilidade de projetos agropecuários e comercialização agrícola
Adriana Novais Martins, APTA Médio Paranapanema
Pesquisadora Científica, Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Doutora, Área de atuação: fitotecnia.
Maura Seiko Tsutsui Esperancini, UNESP, FCA, Campus Botucatu
Professora, Doutora, Departamento Economia Rural, UNESP, FCA, Campus Botucatu, Área de atuação: economia e sociologia rural.
Publicado
07-06-2011
Como Citar
FURLANETO, F.; MARTINS, A.; ESPERANCINI, M. VIABILIDADE ECONÔMICA DE MANEJOS NUTRICIONAIS NA CULTURA DE BANANA. Pesquisa Agropecuária Tropical (Agricultural Research in the Tropics), v. 41, n. 2, p. DOI: 10.5216/pat.v41i2.10813, 7 jun. 2011.
Seção
Desenvolvimento Rural e Agronegócio