IRRADIAÇÃO EM BARRAS DE CEREAIS INCORPORADAS COM CASCA DE ABACAXI

Autores

  • Adriana Régia Marques Souza
  • Yasmini Portes Abraham Silva Universidade Federal de Goiás
  • Naiane Vieira Costa Universidade Federal de Goiás
  • Thatyana Lacerda Almeida Universidade Federal de Goiás
  • Valter Arthur Universidade Federal de Goiás
  • Moacir Evandro Lage Universidade Federal de Goiás
  • Eduardo Ramirez Asquieri Universidade Federal de Goiás
  • Clarissa Damiani Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Aproveitamento de resíduos, radiação, composição centesimal.

Resumo

Uma das grandes preocupações para a indústria alimentícia é a gestão dos resíduos gerados em seus processos produtivos. Assim, diversos trabalhos vêm sendo desenvolvidos, buscando usos alternativos para estes resíduos, como forma de minimização dos impactos ambientais e agregação de valor a produtos antes descartados. Aliando esta ideia à busca cada vez maior, por parte dos consumidores, por produtos saudáveis e práticos, objetivou-se, neste trabalho, a caracterização de barras de cereais irradiadas nas doses de 0 kGy, 1 kGy e 2 kGy, incorporadas com casca de abacaxi desidratada. Foram realizadas as seguintes análises: umidade, proteínas, lipídeos, cinzas, carboidratos, valor energético, potencial antioxidante, teor de fenólicos, ácidos orgânicos e perfil de ácidos graxos. Os resultados encontrados para a composição centesimal não variaram em função das doses de radiação utilizadas, reduzindo apenas os teores de antioxidantes, fenólicos e ácidos orgânicos. O produto desenvolvido mostrou potencial para se tornar uma forma eficaz de reaproveitamento de um resíduo da indústria alimentícia e a irradiação interferiu nas características nutricionais do produto final.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Régia Marques Souza

Engenheira química com mestrado em ciência de alimentos (área: engenharia de alimentos) pela Universidade Federal de Lavras e doutora em Ciências pela USP. Atualmente professora do curso de Engenharia de Aliemtnos da Universidade Federal de Goiás.

Yasmini Portes Abraham Silva, Universidade Federal de Goiás

Aluna de graduação em engenharia de alimentos da Universidade Federal de Goiás. Atualmente é bolsista de Iniciação Científica (PIBIC).

Naiane Vieira Costa, Universidade Federal de Goiás

Aluna de graduação em engenharia de alimentos da Universidade Federal de Goiás. Atualmente é bolsista de Iniciação Científica (PIBIC).

Thatyana Lacerda Almeida, Universidade Federal de Goiás

Aluna de graduação em engenharia de alimentos da Universidade Federal de Goiás.

Valter Arthur, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Biologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1977), mestrado em Energia Nuclear na Agricultura (Esalq) Universidade de São Paulo (1982) e doutorado em Agronomia (Entomologia) (Esalq) Universidade de São Paulo (1985). Atualmente é professor Associado no Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Radioentomologia (tratamento quarentenário de pragas de importância agrícola) e Irradiação de alimentos (conservação e desinfecção de produtos agropecuários).

Moacir Evandro Lage, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Inspeção e Tecnologia de Carnes e Derivados e Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Avaliação e Controle de Qualidade de Carnes e Derivados, atuando principalmente nos seguintes temas: antioxidantes naturais e ácidos graxos em carnes

Eduardo Ramirez Asquieri, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Indústrias Alimentarias - Universidad Nacional Agrária de La Selva (1982)-Perú, mestrado em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (1990)-Brasil e doutorado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1994)-Brasil. Professor titular da Universidade Federal de Goiás desde 1995, Avaliador Institucional e de Curso MEC/INEP, Ministra as disciplinas de Química e Bioquímica de Alimentos para Engenharia de Alimentos e Farmácia, Prof. de pós graduação. Com experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Aproveitamento de Subprodutos e tecnologia de novos produtos, atuando principalmente nos seguintes temas: produtos fermentados como vinho de jabuticaba, vinho de frutas, também em açúcares e produtos açucarados, enzimas alimentícias, alimentos funcionais, antioxidantes, frutas e hortaliças, especialmente utilizando o bioma do cerrado brasileiro.

Clarissa Damiani, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Goiás (2004), especializaçao em Tecnologia e Qualidade de Alimentos Vegetais (2005) e Processamento e Controle de Qualidade em Leite, Carne e Ovos (2008), mestrado (2006) e doutorado (2009) em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Avaliação e Controle de Qualidade de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento mínimo, segurança alimentar, tecnologia de alimentos, analises fisicas e quimicas. Atualmente é professora adjunto I da Universidade Federal de Goiás

Downloads

Publicado

22-12-2011

Como Citar

SOUZA, A. R. M.; SILVA, Y. P. A.; COSTA, N. V.; ALMEIDA, T. L.; ARTHUR, V.; LAGE, M. E.; ASQUIERI, E. R.; DAMIANI, C. IRRADIAÇÃO EM BARRAS DE CEREAIS INCORPORADAS COM CASCA DE ABACAXI. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 41, n. 4, p. 610–614, 2011. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/10040. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Nota Científica