Sobre a Revista

Histórico

 

Foco e Escopo

O periódico é destinado à publicação de manuscritos diretamente vinculados ao contexto da agricultura.

 

Processo de Avaliação por Pares

No processo de submissão, inicialmente, o sistema emite um e-mail ao Autor correspondente, acusando a submissão do manuscrito, com o respectivo número de cadastro. O processo de revisão editorial só terá início se o encaminhamento do manuscrito ocorrer em concordância com as normas estabelecidas. Caso contrário, será devolvido para adequação.

Os originais que estiverem em conformidade com as normas prescritas nas Instruções aos Autores serão submetidos a software de detecção de similaridades e apreciados pelo Conselho Editorial, o qual decidirá pelo prosseguimento ou não da análise editorial, considerando-se o seguinte: i) adequação específica ao escopo do periódico; ii) novidade e clareza em título, objetivos e conclusões (avaliação de potencial impacto ou interesse que o estudo possa despertar na comunidade científica); iii) robustez metodológica (avalição da adequação do delineamento da pesquisa e da análise dos dados); iv) evidência de resultados dando suporte às conclusões; e v) qualidade da composição textual. Trabalhos fora do perfil editorial do periódico serão devolvidos aos Autores, antes mesmo da análise técnico-científica. Aqueles devolvidos por razões ligadas à estrutura de composição textual podem ser ressubmetidos.

Os trabalhos aprovados pelo Conselho Editorial terão seu mérito técnico-científico avaliado por dois ou três especialistas no assunto, aqui denominados Consultores ad hoc, que, em princípio, trabalharão sem conhecer os nomes dos Autores e vice-versa. Estes Consultores são escolhidos pelo corpo de editores ou pelo Conselho Editorial, entre pesquisadores de reconhecida competência na área específica de cada trabalho e, preferencialmente, vinculados a instituições distintas daquelas onde originou-se o trabalho em análise.

Cada Consultor ad hoc manifestar-se-á, em seu parecer, por meio de uma das seguintes opções: i) Recomendado; ii) Recomendado com correções obrigatórias; ou iii) Não recomendado. O Consultor tem inteira liberdade para, em seu parecer, ou no próprio texto do manuscrito, propor alterações, corrigir, suprimir ou acrescentar trechos e seções, apontar descrições ambíguas, redundantes, incoerentes ou uso indevido de terminologia, solicitar explicações mais detalhadas, etc. O Conselho Editorial da revista PAT sempre estimula os seus Revisores a emitirem pareceres críticos e construtivos acerca do trabalho em análise. Ainda, recomenda-lhes que se manifestem de maneira respeitosa em suas críticas e sugestões, e, em respeito ao caráter de ineditismo das descobertas científicas e aos autores, que retornem seus pareceres em três semanas, ou no prazo combinado com os Editores.

A fim de preservar a credibilidade e, ao mesmo tempo, evitar algum constrangimento, o Conselho Editorial solicita aos Consultores que, antes de iniciarem a análise de um manuscrito, considerem a possibilidade de que este leve a um conflito de interesse. Algumas situações que podem caracterizar este tipo de conflito são: colaboração regular com os possíveis autores em atividades de pesquisa (ex.: publicações), relação orientador/orientado, interesse comercial na publicação, relação familiar, participação no estudo ou qualquer relação que possa representar algum impedimento para um parecer isento. Nestes casos, solicita-se ao Consultor a imediata devolução do manuscrito, comunicando sobre a impossibilidade de analisá-lo.

A decisão sobre a aceitação ou rejeição do trabalho para publicação baseia-se, fundamentalmente, na recomendação dos Consultores ad hoc. Cópias de todos os pareceres, na íntegra, omitindo-se a identificação dos Consultores, serão encaminhadas ao Autor correspondente. Em caso de apenas dois pareceres, se houver empate (um parecer favorável à publicação e outro desfavorável), requer-se o parecer de um terceiro Consultor. Havendo predominância de pareceres desfavoráveis, o trabalho será arquivado.

Sob predominância de pareceres favoráveis, a decisão é pela aceitação de publicação do trabalho. Tal aceitação, contudo, fica condicionada ao atendimento ou justificativa fundamentada às recomendações de natureza técnica ou editorial apresentadas. Raramente um manuscrito é aceito sem recomendações. Logo, é fundamental que os Autores entendam que, quase sempre, as sugestões agregam melhorias para a qualidade do seu trabalho, e que as solicitações de modificação são comuns e rotineiras em periódicos de alta qualidade. Portanto, não devem tomar como pessoais as críticas que, por ventura, sejam apresentadas pelos Consultores, ou mesmo as correções dos Editores. Caso não concordem com algumas delas, os Autores devem, então, preparar justificativa escrita, tecnicamente fundamentada e sem identificação, a ser encaminhada ao Editor, juntamente com a versão reformulada. Tal encaminhamento deve ser feito no prazo estabelecido pelos Editores, caso contrário, o trabalho será arquivado. Havendo justificativas, estas serão analisadas pelos Editores, que podem encaminhá-las para análise aos respectivos Consultores.

Após a análise da versão reformulada, se as sugestões editoriais e de conteúdo forem devidamente incorporadas ou justificadas, o trabalho é definitivamente aceito para publicação, passando-se à etapa de composição gráfica ou diagramação. Caso contrário, será devolvido aos Autores para nova reformulação, podendo ser arquivado, se não forem atendidas ou apropriadamente justificadas, integralmente, as modificações propostas, no prazo estipulado. Reitera-se que o Conselho Editorial assegura aos Autores o direito de discordarem das sugestões. Todavia, justificativas sem uma sólida argumentação técnico-científica não serão acatadas.

Durante a fase de editoração da revista, para agilizar o processo de publicação, o Editor reserva-se o direito de fazer pequenas modificações ou ajustes finais no texto dos Autores. Antes, porém, de disponibilizar o manuscrito on-line, uma prova gráfica do trabalho é enviada aos autores, para correção de problemas tipográficos e análise destes ajustes. Nesta fase, correções maiores não podem mais ser incorporadas. Assim, recomenda-se aos Autores uma cuidadosa leitura de todo o trabalho, destacando os erros identificados e as correções a serem feitas.

 

Ética em Publicação

A revista PAT apoia e segue os princípios e padrões recomendados pelo Committee on Publication Ethics (COPE), disponíveis aqui.

 

Periodicidade

A partir de 2019, a revista PAT passou a ser uma publicação de fluxo contínuo, em volume anual único e sem numeração, deixando a periodicidade trimestral dos últimos anos. Nesse formato, os artigos de cada volume vão sendo publicados ao longo do ano, à medida que ficam prontos, individualmente, sem a necessidade de fechamento de números ou fascículos.

 

Política de Livre Acesso

A política editorial deste periódico apoia-se na premissa de que a revista PAT é fruto do esforço e de recursos essencialmente públicos. Desse modo, é entendimento do seu Conselho Editorial que o conhecimento científico relacionado a este acervo é patrimônio da humanidade, a qual tem o direito de compartilhar e beneficiar-se dele, no presente e no futuro. Não difundi-lo, livremente, significaria um desperdício de grande esforço humano e de considerável soma de recursos. Em razão disso, este Conselho não só autoriza, como estimula a reprodução do conteúdo veiculado na revista PAT, desde que sempre sejam citadas as fontes. Isto é, o acesso ao seu conteúdo é inteiramente livre e gratuito. A licença adotada pela revista é a CC-by.

 

Indexação

A revista PAT está indexada nas seguintes bases de dados bibliográficos: Emerging Sources Citation Index (Web of Science); SciELO; Scopus; BIOSIS Previews; Biological Abstracts; CAB Abstracts; FSTA - Food Science and Technology Abstracts; AGRIS - International Information System for the Agricultural Science and Technology (FAO); Redalyc; DOAJ - Directory of Open Access Journals; RoMEO; Scirus - for Scientific Information Only; Open J-Gate; Open Archives Harvester2; Latindex; OAIster; Elsevier; Ebsco Publishing; AGROBASE - Base de Dados da Agricultura Brasileira (MAPA, Brasil); Portal Periódicos (Capes, MEC); Scholar Google; e Sumarios.Org.

 

Tipos de Artigo

Os tipos de manuscrito passíveis de submissão na revista PAT são: Artigo de Pesquisa (deve caracterizar contribuição efetiva para o avanço da ciência, tecnologia e/ou inovação, apoiada em hipóteses e métodos com legítima sustentação teórica e prática, seguidos de análise e síntese aprofundadas à luz de evidências empíricas explícitas, sustentando conclusões científicas originais), Artigo de Revisão (deve cobrir lacunas na sistematização do conhecimento que estejam por merecer análise e síntese bibliográficas atualizadas, originais e amadurecidas) e Nota Científica (deve apresentar, inequivocamente, conhecimentos, produtos ou processos inéditos que requeiram prioridade de publicação, haja vista tratarem de tema emergencial e/ou que justifique precedência de autoria e de proteção intelectual).

 

Idiomas

Os trabalhos submetidos podem ser escritos em Português ou Inglês; entretanto, serão publicados apenas em Inglês. Logo, em caso de submissão em Português e aprovação para publicação, a versão final do manuscrito deverá ser traduzida por especialista em Língua Inglesa (preferencialmente falante nativo), sendo que a tradução ficará a cargo dos autores, sem qualquer ônus para a revista.