Verdade em música sobre o pensamento de Martin Heidegger

Autores

  • Marcos Antonio Cardoso Sobral e Danielle de Gois Santos

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v15i2.39769

Resumo

O presente estudo versa sobre a verdade, conforme abordada pelo filósofo Martin Heidegger, e observada em contexto de ensino em música. O trabalho destaca os diversos modos de observância da verdade. Para observação desses modos, recorremos a escritos que abordam o assunto, em especial os de Heidegger, que pautou boa parte de sua filosofia no privilégio às experiências cotidianas, as quais nos interessam nesta oportunidade. Também se fez mister a análise ao seu exímio ensaio sobre as obras de arte, devido à estas serem um modo específico de atuação do ser e, consequentemente, desveladora de seu mundo portador da verdade. O foco do trabalho incide no ensino instrumental, onde observamos maior proximidade quanto ao pensamento heideggeriano. A hipótese levantada quer, a todo instante, que nos remetamos à verdade como um modo ideal de tratamento. As considerações alcançadas concernem à verdade como princípio pertinente ao ato docente alusente às suas possibilidades infindas. Palavras-chave: Verdade; Obras de arte; Docência; Heidegger.

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Publicado

2016-02-15

Como Citar

ANTONIO CARDOSO SOBRAL E DANIELLE DE GOIS SANTOS, M. Verdade em música sobre o pensamento de Martin Heidegger. Música Hodie, Goiânia, v. 15, n. 2, 2016. DOI: 10.5216/mh.v15i2.39769. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/39769. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos