Construir a Nação com Música: o Protagonismo do Compositor Frederico de Freitas no Primeiro Fonofilme Português: A Severa

Autores

  • Helena Marinho e Susana Sardo

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v12i1.20226

Resumo

Este artigo constitui uma reflexão em torno da música do filme A Severa (1931), composta por Frederico de Freitas, a partir de dois enquadramentos analíticos: a importância da música enquanto narrativa de portugalidade e o papel do compositor na construção de um repertório que sobreviveu ao próprio filme. São analisadas as opções de Freitas na articulação entre música, imagem e enredo, assim como os universos estéticos que resultam da centralidade do fado neste filme. Finalmente, é abordado o paradoxo entre a importância da música deste filme na história do cinema português e o pouco protagonismo oferecido ao compositor em discursos posteriores. Palavras-chaves: Cinema português; Música para cinema; Frederico de Freitas; Fado; Nacionalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-09-19

Como Citar

MARINHO E SUSANA SARDO, H. Construir a Nação com Música: o Protagonismo do Compositor Frederico de Freitas no Primeiro Fonofilme Português: A Severa. Música Hodie, Goiânia, v. 12, n. 1, 2012. DOI: 10.5216/mh.v12i1.20226. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/20226. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos