A EDUCAÇÃO MUSICAL SOB A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Autores

  • Kátia Simone Benedetti e Dorotea Machado Kerr

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v10i2.19456

Resumo

A partir da perspectiva teórica da Pedagogia Histórico-Crítica, este trabalho apresenta a Educação Musical escolar como um espaço social mediador entre as práticas, escutas e conhecimentos musicais cotidianos e os não-cotidianos, construídos e acumulados historicamente pelas sociedades humanas. O objetivo deste trabalho é apresentar uma possível fundamentação teórica para delimitar a importância da educação musical inserida na escola fundamental, enquanto disciplina destinada a garantir a formação integral das crianças e o enriquecimento de suas relações com a música. Trata-se de uma reflexão de natureza teórica que aponta para a importância de se observar as especificidades dos conhecimentos cotidianos e dos não-cotidianos, além da absoluta importância da educação formal e, em específico, da Educação Musical escolar no desenvolvimento e formação do ser humano. Palavras-chave: Educação no cotidiano; Pedagogia histórico-crítica; Educação musical.

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Publicado

2012-07-24

Como Citar

DOROTEA MACHADO KERR, K. S. B. e. A EDUCAÇÃO MUSICAL SOB A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. Música Hodie, Goiânia, v. 10, n. 2, 2012. DOI: 10.5216/mh.v10i2.19456. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/19456. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos