Procedimentos estruturais na obra Titanium de João Pedro Oliveira

Autores

  • Levy Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • João Pedro Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v17i1.48718

Palavras-chave:

Titanium (para piano a 4 mãos, 2 pianos de brinquedo e eletrônica), Análise estrutural, Exploração timbríca.

Resumo

Este trabalho visa analisar os aspectos estruturantes na peça Titanium (para piano a 4 mãos, 2 pianos de brinquedo e eletrônica) do compositor português João Pedro Oliveira. Para tal, três aspectos foram estudados com maior relevância: Processos de desenvolvimento motívico, articulação da estrutura formal e exploração tímbrica. Os modelos e procedimentos encontrados a partir desta análise proporcionam um maior entendimento do pensamento do compositor e servirão de embasamento para futuros trabalhos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Referências Bibliográficas

BACHRATÁ, Petra. (2010). Interação gestual na Música para Instrumentos e Sons Electroacústicos. Tese de doutorado. Universidade de Aveiro, 2010. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2010. 349p.

BREGMAN, Albert; WOSZCZYK, Wieslaw (2004). Controlling the perceptual organization of sound: Guidelines derived from principles of auditory scene analysis. In: GREENEBAUM, Ken e BARZEL, Ronen (Eds.). Audio Anecdotes: Tools, tips and techniques for digital audio. v.1. Natick, MA.: A. K. Peters, 2004. p. 13-25.

GUBERNIKOFF, Carole. (2008). Pierre Boulez e a análise musical: Notations. Música em perspectiva, UFPR, v.1, no. 2, p. 30-39, 2008.

KOBLYAKOV, Lev. Pierre Boulez: A world of harmony. Reino Unido: Routledge, 1993. 244p.

LERDAHL, Fred. Timbral Hierarchies. Contemporary Music Review. Reino Unido: Harwood Academic Publishers GmbH, v.2, p.135-160, 1987.

MCADAMS, Steven; SAARIAHO, Kaija (1985). Qualities and functions of musical timbre. In: INTERNATIONAL COMPUTER MUSIC CONFERENCE, 9., 1985, Simon Frasier University, Canada. ICMC ’85 Proceedings, 1985. Canada: ICMC, 1985. p. 367-374.

MENEZES, Flô. For a morphology of interaction. Organised Sound, Cambridge, v. 7, no. 3, p. 305-311, 2002.

OLIVEIRA, João Pedro. Sistema, Intuição e Tempo: Por uma identidade composicional. Texto não publicado. 2010.

SAARIAHO, Kaija. Timbre and Harmony: Interpolations of timbral structures. Contemporary Music Review. Reino Unido: Harwood Academic Publishers GmbH, v. 2, p. 93-133, 1987.

SMALLEY, D. Spectro-morphology and structuring processes. In: EMMERSON, Simon et al (Eds.) The language of Electroacoustic Music. New York: Harwood Academic publishers, 1986. p.61-93.

SMALLEY, D. Spectromorphology: explaining sound-shapes. Organised Sound, Cambridge, v. 2, no. 2, p.107-126, 1997.

WOSZCZYK, Wieslaw; BREGMAN, Albert. (2005). Creating mixtures: The application of auditory scene analysis (ASA) to audio recording. In: GREENEBAUM, Ken e BARZEL, Ronen (Eds.). Audio Anecdotes III: Tools, tips and techniques for digital audio. v. 3. Natick, MA.: A. K. Peters, 2005. p. 13-25.

Partituras

OLIVEIRA, João Pedro. Laminas liquidas. Nova York: Mostly Marimba Production, 2012.

OLIVEIRA, João Pedro. Titanium. França: Babel Scores, 2014.

Gravações

SOMMER, Andy. A lesson by Pierre Boulez. [Filme-vídeo]. Direção de Andy Sommer. DVD, 49min. França: EuroArts, 2000.

Downloads

Publicado

2018-03-02

Como Citar

OLIVEIRA, L.; OLIVEIRA, J. P. Procedimentos estruturais na obra Titanium de João Pedro Oliveira. Música Hodie, Goiânia, v. 17, n. 1, p. 71–98, 2018. DOI: 10.5216/mh.v17i1.48718. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/48718. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos