A música eletroacústica na escola: delineando perspectivas sob a abordagem sociocultural da educação musical

Autores

  • Daiane Solange Stoeberl da Cunha UNESP

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v17i1.47031

Palavras-chave:

educação musical, Perspectiva Sociocultural, Música Eletroacústica, Educação Básica.

Resumo

Este artigo apresenta a perspectiva sociocultural da educação musical como importante instrumental para análise da música na cultura escolar. Tem como foco a discussão sobre aspectos desta abordagem teórica aplicados à temática do ensino de música eletroacústica na escola. Dentre os autores que fundamentam esta reflexão destacam-se: Geertz (1989), Tia DeNora (2000), Arroyo (2002, 2013), Green (1997, 2012), Small (2009), Stockfeld (1997), Elliott (1995), Jorgensen (1997), Allsup (2010). Propõe-se argumentos para compreender os desafios e as possibilidades do fazer docente diante de um repertório musical inovador.

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Biografia do Autor

Daiane Solange Stoeberl da Cunha, UNESP

Doutoranda em Música pelo Instituto de Artes da Unesp/SP desde 2016 na área de Educação Musical, bolsista CNPq. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2006), na linha de Saberes e Cultura, com dissertação intitulada Educação Musical e Emancipação: A Formação do Educador Musical a partir de uma perspectiva crítica, graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2003). Especialista em Música Eletroacústica com ênfase em Composição pela UNESPAR- FAP. Docente na Licenciatura em Arte na UNICENTRO desde 2008. Autora dos livros Música na escola? Reflexões e Possibilidades(2012); Música e Transformação: por um olhar diferenciado na História da Música (2014), organizadora dos livros Arte na Atualidade (2015) e Arte, Atualidade e Ensino (2013) e de capítulos de livros e artigos na área de Música, com ênfase em Educação Musical. Atua como pesquisadora, orientadora de Iniciação Científica e professora de especializações e programas de formação continuada de professores de educação básica, nos seguintes temas: ensino de música contemporânea, interdisciplinaridade, formação docente, práticas criativas na educação musical e novas tecnologias.

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Publicado

2018-03-02

Como Citar

STOEBERL DA CUNHA, D. S. A música eletroacústica na escola: delineando perspectivas sob a abordagem sociocultural da educação musical. Música Hodie, Goiânia, v. 17, n. 1, p. 19–30, 2018. DOI: 10.5216/mh.v17i1.47031. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/47031. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

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Artigos