v. 13 n. 1 (2013)

					Visualizar v. 13 n. 1 (2013)
Publicado: 2013-08-23
  • Expediente 13 n.1

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v13i1.25763

Editorial

  • Editorial 13.1

    Cesar Adriano Traldi e Daniel Luís Barreiro Editores Convidados Editorial
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v13i1.25727

Artigos

  • Transferência: o que é, e o que oferece à música?

    Edson Zampronha
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v13i1.25764
  • Marcos Portugal: mestre de música de suas altezas reais

    David Cranmer
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v13i1.25765
  • Aural Souvenirs: temporal disruption and formal coherence in John Zorn’s Cat O’ Nine Tails

    William Price
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v13i1.25772
  • Interpretação Mediada: pontos de referência, modelos e processos criativos

    Jônatas Manzolli
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v13i1.25773
  • Criatividade Musical Cotidiana: estudo exploratório de atividades musicais ubíquas

    Floriano P. da Silva, Damián Keller, Edemilson F. da Silva
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v13i1.25774
  • Modelos de Processos Graduais Aplicados à Percussão (MPGP), Manipulados por Improvisação e Suporte Tecnológico em Tempo Real

    Cleber da Silveira Campos
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v13i1.25807
  • La Improvisación Rítmica desde una Mirada Multidisciplinar

    Santiago Pérez Aldeguer
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v13i1.25808
  • Parâmetros de Improvisação Encontrados nas Músicas não ocidentais: estudos para elaboração de propostas em contextos formativos

    Ana Luisa Fridman
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v13i1.25809
  • A Prática do Choro: tecendo considerações sobre performance, interpretação e improvisação

    Grazielle M. L. de Souza
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v13i1.25810
  • O Arcabouço de uma Proposta de Metodologia Analítica para o Tonalismo do Século XIX: uma revisão taxonômica da teoria da modulação

    Marcus Alessi Bittencourt
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v13i1.25811
  • O que Escutamos, o que nos Fala: cinco variantes em torno do gesto musical

    João Pedro Cachopo
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v13i1.25824
  • Composição Musical e Intersemiose: processos composicionais em ação

    Daniel Quaranta
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v13i1.25825
  • A Sonata n. 10 para Piano de Almeida Prado: relações intertextuais e composicionais entre a obra e o poema As Rosas de Rainer Rilke

    Ernesto Hartmann
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v13i1.25826
  • O Concerto para Viola e Orquestra de Antônio Borges-Cunha: forma e interpretação

    Ricardo Lobo Kubala, Emerson Luiz de Biaggi
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v13i1.25827
  • Aspectos Técnicos e Interpretativos na Fantasia para Saxofone Alto e Piano de Ronaldo Miranda

    Kleber Dessoles Marques, Anderson de Oliveira Pessoa, Tarcísio Gomes Filho
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v13i1.25828
  • Procedimentos Não Contrapontísticos em Fugas Brasileiras para Piano (1922-2009)

    Luciana Noda
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v13i1.25829
  • Considerações Contextuais e Breves Análises acerca de Duas Transcrições para Piano de Franz Liszt sobre Peças de J. S. Bach Escritas para Órgão con Pedale Obbligato

    Gustavo Rodrigues Penha
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v13i1.25899
  • Silva Dionísio no Brasil com a Banda Sinfônica da GNR: o nascimento de uma cooperação musical?

    Bruno César Pinto Madureira
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v13i1.26118
  • Considerações sobre a Sala de Concerto na Atualidade

    Jorge Luiz de Lima Santos
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v13i1.25889
  • Una Propuesta de Investigación en Torno a la Música en Educación Superior

    María Paz López-Peláez Casellas
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v13i1.26117

Outras Palavras

  • Na Orquestra Errante Ninguém Deve Nada a Ninguém ou... Como Preparar um Ambiente Propício à Prática da Livre Improvisação

    Rogério Luiz Moraes Costa
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v13i1.26122
  • Introverso e suas Outras Músicas

    Bruno Angelo
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v13i1.26123

Primeira Impressão

  • Canzonetta 10ª com variações a solo (1798/1799), de Policarpo José António da Silva, para vozes e piano forte

    Alberto José Vieira Pacheco
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v13i1.26157
  • Cenizas (2010), para quinteto de cordas

    Cao Benassi
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v13i1.26160
  • Altar ou a Resposta dos Deuses (2010), para temple bell e eletrônica em tempo real (Pure Data)

    Celso Cintra
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v13i1.26161
  • The Oak of Mambre, for unnacompanied Double Bass

    Michael Edward Edgerton
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v13i1.26166

Primeira Audição

  • Antimosfera

    Gomes T. S., Almeida, L. P. e Miotto, T.
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v13i1.26150