A realização de ditados melódicos em Percepção Musical

um levantamento de estratégias usadas no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v22.70051

Palavras-chave:

Percepção Musical, ditado melódico, estratégias para realização de ditados musicais

Resumo

O ditado melódico é um exercício frequente na disciplina de Percepção Musical. Ele vem sendo discutido, criticado, ressignificado e recontextualizado pela literatura há algumas décadas, mas sabe-se que práticas ligadas a ele ainda podem estar vinculadas ao tradicionalismo. Este estudo buscou investigar quais têm sido as estratégias para realização de ditados melódicos mais empregadas no Brasil, e observar a quais resultados elas têm levado seus usuários. Por meio de uma survey realizada com 236 estudantes, profissionais e amadores em música, das cinco regiões do Brasil, observou-se a prevalência de práticas criticadas, mas também que os participantes com melhor desempenho utilizam estratégias defendidas pelos teóricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Caregnato, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Manaus, Amazonas, Brasil, ccaregnato@uea.edu.br

Caroline Caregnato -  É doutora em Música pela Universidade Estadual de Campinas (2016), mestre em Música pela Universidade Federal do Paraná (2012), possui graduação em Licenciatura em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (2009), e graduação em Educação Artística pela Universidade Federal do Paraná (2009). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Amazonas, e desenvolve pesquisas envolvendo cognição e educação musical.

Rafael Rauski, Universidade Estadual de Ponta Grossa(UEPG), Ponta Grossa, Paraná, Brasil, rafaelrauski@hotmail.com

Licenciado em Música (UEPG - 2007/2010), Especialista em História, Arte e Cultura (UEPG - 2012/2013), Mestre em Educação (UEPG - 2013/2015) e Doutor em Educação (UEPG - 2016/2020). Atualmente é maestro de banda / professor de música - Colégio Marista Pio XII (Ponta Grossa/PR), Maestro da Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa (OSPG) e Professor Colaborador da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Tem experiência na área de Artes e Educação, com ênfase em Música, atuando como professor, instrumentista, arranjador, compositor e regente.

Downloads

Publicado

2022-01-17

Como Citar

CAREGNATO, C.; DALALÍBERA RAUSKI, R. A realização de ditados melódicos em Percepção Musical: um levantamento de estratégias usadas no Brasil. Revista Música Hodie, Goiânia, v. 22, 2022. DOI: 10.5216/mh.v22.70051. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/musica/article/view/70051. Acesso em: 17 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos