O desejo para o aprendizado da música:

uma abordagem psicanalítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v21.69022

Palavras-chave:

educação musical, ensino e aprendizado, desejo, psicanálise.

Resumo

O artigo é fruto de uma pesquisa realizada em uma escola de música, nos cursos de graduação. O objetivo principal foi saber qual desejo sustenta, ou não, professores e alunos de música no processo de ensino e aprendizado da música. O conceito de desejo da psicanálise foi transversal ao da educação musical para tratar o tema. Na revisão da literatura encontraram-se poucas publicações com a temática da psicanálise e educação musical. Foram entrevistados três professores e três alunos, individual e coletivamente, através do Método Clínico de Orientação Psicanalítica e da Conversação, oriunda desse método. Todas as entrevistas se concentraram no formato on-line, devido ao isolamento forçado pela pandemia da Covid 19. Nas conversas procurava-se localizar os sintomas, o que não vai ou foi bem no processo de aprendizado da música, e os significantes que remetem a esse mal-estar. Em um primeiro momento tentou-se localizar em cada entrevistado os sintomas e significantes presentes na relação com a música no ambiente familiar e depois no das escolas de música. Chegou-se às seguintes conclusões: o tradicional “apoio familiar” ao estudo da música não significou necessariamente um suporte do desejo, mas a sua demanda. O desejo, como entende a psicanálise lacaniana, foi localizado mais em se apresentar para o outro como músico, buscando o sentimento de pertencimento, do que no interesse pela música como linguagem ou objeto estético. Nessa demanda pela música, como forma de resgatar um laço social, aí como real desejo, o relato que mais apareceu no final das entrevistas foi o “medo do palco”, como sintoma de uma dialética entre demanda e desejo pela música.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo de Magalhães Cunha, Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, marcelo.cunha@uemg.br

Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMG (FaE-UFMG) com pesquisa em Psicologia da Educação Musical. Mestre em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2001). Graduado em música pela UNICAMP (1994). Professor da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (ESMU/UEMG). Músico instrumentista da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em instrumento musical, Contrabaixo e Psicologia e Psicanálise da Educação Musical.

Downloads

Publicado

2021-09-25 — Atualizado em 2021-11-14

Versões

Como Citar

CUNHA, M. de M. O desejo para o aprendizado da música: : uma abordagem psicanalítica. Música Hodie, Goiânia, v. 21, 2021. DOI: 10.5216/mh.v21.69022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/69022. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos