Exploração Tímbrica em obra para Pandeiro Brasileiro Solo: Composição e Performance

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v21.68147

Palavras-chave:

pandeiro brasileiro, exploração tímbrica, composição, performance musical

Resumo

 Apresentamos aqui reflexões sobre o processo composicional e interpretativo da obra Três Momentos para Pandeiro Brasileiro, escrita pelo compositor Cesar Traldi em 2020 para pandeiro brasileiro solo e dedicada para o percussionista Vitor Lyra. O objetivo é demonstrar como a utilização de diferentes estratégias de exploração tímbrica no pandeiro tornou possível a criação de um discurso sonoro/musical inovador para esse instrumento tradicional da música popular brasileira. A obra é escrita em três movimentos, e em cada um deles são adotadas estratégias de exploração tímbrica diferentes: preparo do instrumento, técnicas estendidas, acréscimo de instrumentos, seções de improvisação e processos rítmicos complexos. Também são apresentados os desafios interpretativos envolvidos, descrevendo as soluções encontradas pelos autores durante o processo de estudo e performance da estreia da obra realizada em 2020 dentro da programação do PERFORMUS’20, congresso da Associação Brasileira de Performance Musical - ABRAPEM. Esperamos que as reflexões aqui apresentadas possam auxiliar compositores e intérpretes interessados na utilização do pandeiro brasileiro em novos contextos musicais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Lyra Biagioni, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, vlyra95@gmail.com

Vitor Lyra Biagioni é bacharel em percussão pela Usp e licenciado pelo Centro Universitário Claretiano. Cursa especialização pela UFSCAR e mestrado em música pela UFU. É educador musical do projeto GURI-Ribeirão Preto.

Cesar Adriano Traldi, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, ctraldi@gmail.com

Cesar Traldi é bacharel em percussão e doutor em música pela Unicamp. É professor de percussão, pesquisador do Núcleo de Música e Tecnologia da UFU. 

Downloads

Publicado

2021-11-11 — Atualizado em 2021-11-25

Versões

Como Citar

LYRA BIAGIONI, V.; TRALDI, C. A. Exploração Tímbrica em obra para Pandeiro Brasileiro Solo: Composição e Performance. Música Hodie, Goiânia, v. 21, 2021. DOI: 10.5216/mh.v21.68147. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/68147. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos