Quando o músico e o educador se encontram

um estudo sobre o perfil discente em um curso de Licenciatura em Música

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v21.67701

Palavras-chave:

Licenciatura em Música, Perfil Discente, Formação do Educador Musical, Teoria Histórico-Cultural

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa em um curso de Licenciatura em Música sobre as trajetórias curriculares dos graduandos em relação com suas experiências musicais anteriores. Tendo como abordagem teórico-metodológica o materialismo dialético, sobretudo as contribuições da teoria histórico-cultural de Vigotski e colaboradores e a filosofia da cultura do Círculo de Bakhtin, busca, através de questionários e entrevistas, a perspectiva dos próprios estudantes sobre as questões em foco. O recorte aqui apresentado examina a diversidade de perfis do corpo discente, suas identidades como músicos e potencialidades como educadores. A principal conclusão extraída da análise leva à necessidade de superação de uma série de dicotomias sobre as quais a estrutura curricular se assenta, entre elas a oposição músico/educador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Profa. Dra. Silvia Cordeiro Nassif, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil, scnassif@unicamp.br

Silvia Cordeiro Nassif - Doutora em Educação (Unicamp), Graduada em Letras (Unicamp) e Música (Unicamp). Trabalhou como docente na Universidade de São Paulo / USP de 2007 a 2014. Atualmente é docente do Departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp, atuando no curso de Licenciatura em Música e no Programa de Pós-graduação em Música dessa instituição. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Música, Linguagem e Cultura (MUSILINC/CNPq), desenvolve pesquisas na interface da educação musical com a linguagem, a cultura e o desenvolvimento humano. Tem artigos publicados em alguns dos mais importantes periódicos de Música e de Educação do Brasil.

Downloads

Publicado

25-09-2021 — Atualizado em 20-10-2021

Versões

Como Citar

Nassif, S. C. (2021). Quando o músico e o educador se encontram: um estudo sobre o perfil discente em um curso de Licenciatura em Música. Revista Música Hodie, 21. https://doi.org/10.5216/mh.v21.67701 (Original work published 25º de setembro de 2021)

Edição

Seção

Artigos