Esta é uma versão desatualizada publicada em 2021-08-21. Leia a versão mais recente.

Música mais linguagem de sinais: uma revisão da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v21.67634

Palavras-chave:

música, língua de sinais, educação inclusiva, educação musical, percepção musical

Resumo

A linguagem de sinais incorporada à música é uma nova arte inclusiva que está ganhando cada vez mais presença na sociedade. O objetivo deste estudo é conhecer a incidência da língua de sinais aplicada à interpretação musical em suas diferentes modalidades, bem como demonstrar suas contribuições para a percepção musical de surdos e ouvintes, por meio de uma revisão da literatura acadêmica existente. A revisão parte da busca de documentos em três das principais bases de dados especializadas. Verifica-se que o amálgama música mais língua de sinais é uma prática multissensorial inclusiva que torna as experiências perceptivas mais significativas para pessoas com ou sem deficiência auditiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Icíar Nadal García, Universidad Zaragoza, España, iciarnad@unizar.es

Doctora en Filosofía y Letras por la Universidad de Zaragoza. Profesora Titular del Departamento de Expresión Musical, Plástica y Corporal de la Universidad de Zaragoza. Titulada Superior en Pedagogía Musical; Dirección de Coros y Dirección de Orquesta por el Conservatorio Superior de Zaragoza. Doctora en Filosofía y Letras por la Universidad de Zaragoza. Miembro del grupo de Investigación H05_17R: HERAF: Hermenéutica y Antropología Fenomenológica. Codirectora de la Cátedra Institucional Música e Inclusión para el Cambio Social de la Universidad de Zaragoza.

M.Belén López Casanova, Universidad de Zaragoza, España, belocasa@unizar.es

Doctora por la Universidad de Zaragoza. Profesora Titular del Departamento de Expresión Musical, Plástica y Corporal de la Universidad de Zaragoza. Profesora de piano y profesora superior de solfeo y teoría de la música, transposición y acompañamiento. Profesora Titular del Departamento de Expresión Musical, Plástica y Corporal de la Universidad de Zaragoza Miembro del grupo de investigación ETNOEDU. Codirectora de la Cátedra Institucional Música e inclusión para el Cambio Social de la Universidad de Zaragoza

Borja Juan Morera, Universidad de Zaragoza

Licenciado en piano superior por el Conservatorio Superior de Música de Aragón. Mejor Trabajo Fin de Máster en Investigación Predoctoral, Universidad de Zaragoza. Actualmente está desarrollando su doctorado en Música e Inclusión para el Cambio Social. Director y fundador del coro inclusivo Cantatutti de la Universidad de Zaragoza, ganador del 2º premio “Impulso Solidario” de la Fundación Ibercaja. Ganador del premio “Ebrópolis” de buenas prácticas ciudadanas en diciembre de 2019. Durante ocho años dirigió el Ensemble y Coro Ruta Quetzal BBVA, con actuaciones en diversos escenarios de Europa y Latinoamérica.

Publicado

2021-08-21

Versões

Como Citar

NADAL GARCÍA, I.; LÓPEZ CASANOVA, M.; JUAN MORERA, B. Música mais linguagem de sinais: uma revisão da literatura. Música Hodie, Goiânia, v. 21, 2021. DOI: 10.5216/mh.v21.67634. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/67634. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos