Perdendo o medo de cantar

uma prática de educação musical com professoras pedagogas em formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v21.67629

Palavras-chave:

Desafinação vocal. Educação musical. Formação docente. Professor unidocente

Resumo

Perdendo o medo de cantar: uma prática de educação musical com professoras pedagogas em formação

Resumo: Este artigo apresenta uma pesquisa-ação desenvolvida na forma de um curso de extensão na Universidade Federal XX. O público-alvo foram cinco alunas do curso de Pedagogia que se consideravam desafinadas. O estudo partiu da premissa de que, se a futura professora se sente desafinada, essa autopercepção pode resultar em um bloqueio em sua relação com a música, o que pode vir a prejudicar sua futura atividade como docente. O objetivo central do estudo foi o de modificar os sentimentos negativos que as participantes tinham com relação às suas possibilidades de cantar afinadamente. A etapa de intervenção ofereceu atividades de educação musical, tendo como foco central o uso da voz cantada. No texto são explanadas as aulas realizadas, bem como a análise das entrevistas feitas com as participantes antes e depois da ação. Embora a pesquisa tenha sido interrompida antes de seu fim, os dados coletados indicam que exercícios vocais, treinamento auditivo e atividades com caráter criativo, em um ambiente acolhedor, puderam alterar a relação que as futuras professoras estabeleciam com sua voz cantada, tornando-as mais confiantes e possibilitando que sua relação com a música se tornasse mais positiva.

Palavras-chave: Desafinação vocal. Educação musical. Formação docente. Professor unidocente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Sobreira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil, silvia.sobreira@unirio.br

Mestre em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professora do curso de Licenciatura em Música da Unirio, também fazendo parte do corpo docente da Pós-Graduação em Música desta universidade. Desde 1992, desenvolve experiências com adultos desafinados. Em 2002 publicou seu primeiro livro (editora Musimed), fruto de seu mestrado, tendo como tema a desafinação vocal. Em 2003 foi organizadora de um livro (editora Musimed) cujo tema foi o canto escolar. Em 2017, a partir de pesquisa realizada durante pós-doutoramento em Londres, sob a supervisão de Graham Welch, organizou o livro Se você disser que eu desafino..., financiado pela Society for Education, Music and Psychology Research (Sempre), o que possibilitou que a publicação fosse disponibilizada gratuitamente no site do Instituto Villa-Lobos (Unirio). Durante o ano de 2019, esteve em colaboração técnica com a UFPB, período no qual foi possível desenvolver estudos junto ao Grupo de Pesquisa Música, Cultura e Educação, coordenado pela professora doutora Maura Penna

Maura Penna, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil, maurapenna@gmail.com

Graduada em Música (Bacharelado e Licenciatura) e Educação Artística pela Universidade de Brasília. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba. Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora associada 2 do Departamento de Educação Musical da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), atuando na Licenciatura em Música e no Programa de Pós-Graduação em Música (mestrado e doutorado) e coordenando o Grupo de Pesquisa Música, Cultura e Educação. Autora dos livros Construindo o primeiro projeto de pesquisa em educação e música (2017 – 3ª edição revista e ampliada) e Música(s) e seu ensino (2018 – 2ª edição revista e atualizada, 4ª reimpressão), ambos pela Editora Sulina, além de diversos artigos sobre educação musical, ensino das artes, música e cultura, publicados em periódicos científicos, coletâneas e anais de congressos.

 

Downloads

Publicado

02-10-2021 — Atualizado em 28-10-2021

Versões

Como Citar

Garcia Sobreira, S., & Fernandes Penna, M. L. (2021). Perdendo o medo de cantar: uma prática de educação musical com professoras pedagogas em formação. Revista Música Hodie, 21. https://doi.org/10.5216/mh.v21.67629 (Original work published 2º de outubro de 2021)

Edição

Seção

Artigos