A Survey on Karen Tuttle´s Coordination: considerations of legacy, dissemination, and notation.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v21.66838

Palavras-chave:

Karen Tuttle, Coordination, Viola

Resumo

A violista e pedagoga Karen Tuttle desenvolveu através de sua própria vivência uma serie de técnicas que foram chamadas de Coordination. Ela decodificou os movimentos necessários para alcançar uma maneira de tocar a viola mais fluida e natural, e foi capaz de transmitir isso para os alunos. Ela nunca estabeleceu uma formatação definitiva para a notação dessas técnicas. As informações remanescentes têm sido transmitidas pelos seus alunos, muitos dos quais são professores nas principais universidades e conservatórios dos Estados Unidos e de outros países. O objetivo deste estudo é de coletar e analisar informações provenientes da comunidade de violistas que mostra como eles tem usado, estudado escrito e ensinado Coordination.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Piermartiri, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil, leopier@yahoo.com

Scholar researcher: University of North Texas: Denton, TX, US. Universidade do Estado de Santa Catarina: Professor adjunto, Music.

Daphne Capparelli Gerling, University of North Texas, Denton, USA, daphne.capparelligerling@unt.edu

Daphne Gerling, natural de Porto Alegre, RS, é professora de viola na University of North Texas. De 2005 a 2007 foi pesquisadora visitante na Universidade de Cambridge, Inglaterra, onde escreveu a dissertação: “Histórias Entrelaçadas: Identidade e Exotismo nas obras para viola de 1919 de Ernest Bloch, Rebecca Clarke, e Paul Hindemith.” Recebeu o Doutorado em Artes Musicais da Rice University em 2007. Tem atuado em mais de 40 universidades e salas de concerto em 16 países. Daphne é Secretária nacional da American Viola Society, conselheira da ABRAV, e mantém sua presença online no site daphnegerling.com.

Downloads

Publicado

2021-09-25 — Atualizado em 2021-11-14

Versões

Como Citar

PIERMARTIRI, L.; CAPPARELLI GERLING, D. A Survey on Karen Tuttle´s Coordination: considerations of legacy, dissemination, and notation. . Música Hodie, Goiânia, v. 21, 2021. DOI: 10.5216/mh.v21.66838. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/66838. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos