Dialogando com "O Corvo"

Reflexões Sobre uma Vivência Pedagógica de Prática de Conjunto no Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v21.66779

Palavras-chave:

Trilha Sonora, Educação Musical, Prática de Conjunto, Literatura e Educação Básica.

Resumo

Esse artigo traz reflexões sobre a vivência de Prática de Conjunto ocorrida numa escola de ensino fundamental, com estudantes inexperientes que, partindo de um texto poético anglófono a ser declamado publicamente como tarefa didática da disciplina Literatura, conseguiu como resultado, a execução de uma peça musical que, conforme fica demonstrado, ambientou adequadamente o poema, viabilizando em seu percurso pedagógico a cooperação multidisciplinar de docentes de Literatura, Música, Teatro e Artes que, ao oferecerem aos aprendizes de música e de literatura perspectivas diferenciadas de abordagem, a partir de seus conhecimentos específicos, ampliaram a construção ativa do conhecimento em diversidade e profundidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Cláudio Pires Seixas, Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. Arcos, Minas Gerais, Brasil, cs.mus@hotmail.com

Luís Cláudio Seixas é Doutor e Mestre em Música com área de concentração em Composição Musical, Bacharel em Composição e Regência e educador Licenciado em Música pela UFBA - Universidade Federal da Bahia.  Atualmente está finalizando o  curso de Especialização em Docência (Lato Sensu) com ênfase na Educação Básica pelo IFMG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Minas Gerais.

Além de professor de música, Cláudio Seixas, como é mais conhecido artisticamente, é guitarrista e além do seu trabalho autoral, tem atuado como compositor e arranjador criando música para filmes, peças de teatro, tendo integrado por diversas vezes o grupo de compositores convidados para concertos comemorativos com a participação da Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra Sinfônica da UFBA, Gilberto Gil e Moraes Moreira. Suas peças já foram regidas por maestros como Piero Bastianelli, Pino Onnis, Dr. Erick Vasconcelos, Dr. José Maurício Brandão, Dr. Rafael Fonseca e Henrique Morelembaum.

Sua atuação docente tem passagens por níveis que vão do ensino fundamental a cursos superiores de música, cursos livres, oficinas, projetos de extensão universitária e em projetos interdisciplinares que visam o desenvolvimento da criatividade e da capacidade reflexiva de seus aprendizes.

 

Downloads

Publicado

2021-06-28

Como Citar

PIRES SEIXAS, L. C.; ALMEIDA DOS REIS , D. Dialogando com "O Corvo": Reflexões Sobre uma Vivência Pedagógica de Prática de Conjunto no Ensino Fundamental . Música Hodie, Goiânia, v. 21, 2021. DOI: 10.5216/mh.v21.66779. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/66779. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos