Criatividade intercultural e exploração por meio de elementos gamelanísticos em Puteri Gunung Ledang de Marzelan Salleh e Sonho de John Cage

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v20.65011

Palavras-chave:

composição, música contemporânea, intercultural, técnicas de composição

Resumo

A atividade intercultural, especialmente por meio da música, é amplamente difundida e relevante para os tempos atuais da Malásia. A abundância de composições musicais rotuladas como interculturais desde 1900 prova claramente sua eficácia e força à medida que a sociedade continua a abraçá-las. O surgimento de jovens e novos compositores contemporâneos contribui para o avanço das ideias musicais e do conhecimento atualizado para composições musicais contemporâneas, tanto local quanto internacionalmente. Através deles, recursos interculturais e ferramentas para compor de várias culturas são explorados de maneiras criativas. Este capítulo discute a composição de duas obras para piano de Marzelan Salleh, um compositor malaio, e do falecido John Cage, um compositor americano. Ambos exploram as possibilidades, intencionalmente ou não, de combinar influências contrastantes do idioma da música tradicional asiática com técnicas composicionais tradicionais e contemporâneas ocidentais em expressões musicais pessoais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camellia Siti Maya Mohamed Razali, Universiti Putra Malaysia, Serdang, Selangor, Malaysia, camellia@upm.edu.my

Camellia Siti Maya Mohamed Razali é atualmente professora do Departamento de Música da Universiti Putra Malaysia. Camellia recebeu seu PhD pela University of Bristol, sob a supervisão do Prof. Dr. Michael Ellison. As músicas de Camellia são inspiradas nas nuances asiáticas e na música da Europa Ocidental combinadas por meio de ideias contemporâneas transculturais. O seu interesse pela composição musical reside na composição para música acústica contemporânea orquestral, de câmara e vocal. Sua música foi tocada no Reino Unido e na Malásia. Apresentações de suas composições em grandes festivais e concertos internacionais de música incluem Bristol New Music Festival, Contemporary Music Venture Concert Series e New Music Ensemble Concerts da University of Bristol. Camellia Mohamed Razali trabalhou e colaborou com prestigiosos conjuntos musicais e músicos, nomeadamente, Ensemble Variances, Quatuor Bozzini, New Music Ensemble, Narden Sonel e Luis Ingels, para citar alguns. Ela participou de workshops de composição e masterclasses de compositores renomados como Pierre Boulez, Sir Peter Maxwell Davies, John Pickard, Trevor Wishart, Phillip Glass e Nigel Clarke. Enquanto estudava em Bristol, sua composição, Sayup, para 11 instrumentos ganhou o New Music Ensemble Call for Scores em 2015. Desde 2016, ela tem apresentado artigos e escrito capítulos de livros preocupados em abordar, por meio da música, as possibilidades e questões levantadas pela música e pelo texto, colidindo e interagindo com as culturas no mundo de hoje. No momento, sua pesquisa, tanto na composição quanto na escrita, trouxe novas composições musicais, como Wahyu e Prosa Air Mata, ambas composições combinando música e poesia malaia, e ambas apresentadas no Reino Unido em 2016. O capítulo de seu livro intitulado, “ Space and Spacing's em Rain Tree Sketch de Toru Takemitsu e Marzelan Salleh's Melayang ”recentemente ganhou o prêmio de Melhor Escrita Criativa na STEdex 2017.

Marzelan Salleh, University of Malaya: Kuala Lumpur, Federal Territory, marzelan@um.edu.my

Marzelan Salleh morou na Malásia e no Reino Unido. Suas músicas, como Bani Jawi, Bangkit, Puteri Gunung Ledang, Rukun, Hijrah e Tarian Cinta, foram inspiradas por métodos musicais contemporâneos derivados de diversas nuances da música asiática. Sua música foi tocada no Reino Unido e na Malásia ao lado de compositores como John Pickard, Michael Ellison e Dieter Mack. As apresentações de suas composições nos principais festivais e concertos de música internacionais incluem New Music in the South West, Bristol New Music Festival, Contemporary Music Venture Concert Series e New Music Ensemble Concerts da University of Bristol. Marzelan Salleh trabalhou e colaborou com prestigiados conjuntos musicais e músicos, nomeadamente Quatuor Bozzini, o Quarteto Brodowski, New Music Ensemble Bristol e Manos Charalabopoulos, para citar alguns. Marzelan Salleh participou de workshops de composição e masterclasses de compositores e músicos renomados, como Pierre Boulez, Sir Peter Maxwell Davies, John Pickard, Trevor Wishart, Philip Glass e Nigel Clarke.

 

Marzelan Salleh recebeu seu PhD em Composição pela University of Bristol sob a supervisão do Prof. Dr. Michael Ellison, e anteriormente fez seu Mestrado em Composição na University of Salford com o Prof. Alan Williams. O primeiro envolvimento de Marzelan Salleh na música começou como saxofonista na banda marcial do St. John Institution Kuala Lumpur. Depois disso, ele se matriculou na Universiti Teknologi MARA Malaysia, onde estudou clarinete e obteve um diploma de primeira classe. A composição musical sempre foi o seu principal interesse, o que o levou a obter uma bolsa para estudar composição musical contemporânea no Reino Unido. Atualmente, Marzelan Salleh é conferencista sênior no Centro Cultural da Universidade da Malásia. 

Downloads

Publicado

2020-12-03 — Atualizado em 2021-11-14

Versões

Como Citar

MOHAMED RAZALI, C. S. M.; SALLEH, M. Criatividade intercultural e exploração por meio de elementos gamelanísticos em Puteri Gunung Ledang de Marzelan Salleh e Sonho de John Cage . Música Hodie, Goiânia, v. 20, 2021. DOI: 10.5216/mh.v20.65011. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/65011. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos